Disciplina
Organização Industrial
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças
Activa nos planos curriculares
MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Organização Industrial
MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Organização Industrial
MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Organização Industrial
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Organização Industrial
MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Organização Industrial
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Organização Industrial
Nível
trabalho de aplicação sobre um dos tópicos da matéria (25%) + mini teste (25%) + exame (50%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
O curso foca as estratégias empresariais em mercados imperfeitamente competitivos, isto é, em monopólios e em oligopólios. No que diz respeito aos oligopólios, a ênfase é colocada na interação estratégica e nos jogos. O curso cobre também o impacto das decisões empresariais sobre os consumidores e o papel dos reguladores. Ao concluir o curso o aluno deverá ser capaz de i) entender as decisões empresariais em mercados imperfeitamente competitivos e respetivo impacto social, ii) pensar de forma estratégica e iii) empregando raciocínio lógico, analisar com alguma formalidade o equilíbrio dos mercados, com recurso aos modelos adequados.
Programa
0. Apresentação do curso 1. Revisão de princípios microeconómicos 2. Jogos e estratégia 3. Definição de mercado relevante e medidas de concentração 4. Empresa dominante e concorrência monopolística 5. Oligopólio: concorrência em quantidades sem liderança; concorrência em preços sem liderança; concorrência em quantidades com liderança; concorrência em preços com liderança 6. Carteis, conluio e estabilidade dinâmica dos acordos 7. Poder de mercado 8. Entrada e saída: barreiras à entrada; predação; fusões; livre entrada e bem-estar social 9. Diferenciação do produto e estratégias de preços 10. Investigação e Desenvolvimento 11. Redes 12. Política de concorrência e Regulação.
Metodologia de avaliação
trabalho de aplicação sobre um dos tópicos da matéria (25%) + mini teste (25%) + exame (50%).
Pré-requisitos
A frequência prévia de Microeconomia é favorável, mas não necessária. São revistos os princípios microeconómicos básicos no início do curso.
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de: competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências interpessoais e intrapessoais (de comunicação e de trabalho em equipa, entusiasmo e auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como analisá-la de forma crítica e extrair o conteúdo relevante). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 6%.
Bibliografia
Principal
Introduction to Industrial Organization (2nd edition)
2000, Fundação Calouste Gulbenkian
Secundária
Mergers and Acquisitions – The Industrial Organization Perspective
Duarte Brito and Margarida Catalão-Lopes
2006, Kluwer Law International
Cases in European Competition Policy
2009, Cambridge University Press
Charalambos Aliprantis and Subir Chakrabarti
Modern Industrial Organization
Dennis Carlton and Jeffrey Perloff
The Theory of Industrial Organization
Industrial Organization: A Strategic Approach
Industrial Organization – Theory and Applications
Industrial Organization – A European Perspective