Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Organização Industrial

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Organização Industrial

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Organização Industrial

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Organização Industrial

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Organização Industrial

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Organização Industrial

Nível

Procura-se desenvolver nos alunos o gosto pela observação dos mercados reais, com exemplos concretos, incentivando o uso dos instrumentos teóricos para a análise dos mesmos, estimulando também a busca de hipóteses consistentes a formular. Neste sentido, o processo de avaliação é, ele próprio, um elemento relevante do método de ensino, ao incluir um trabalho de grupo que consiste na análise de um mercado concreto, a escolher pelos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na unidade curricular. Para além deste trabalho de grupo, a apresentar em aula, haverá lugar a um teste intermédio e a exame final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Desenvolver técnicas de análise com vista à compreensão do funcionamento de mercados reais, incluindo estratégias de concorrência e impacto de políticas públicas.

Programa

1. Os mercados 2. Estruturas de mercado 3. Variáveis de concorrência 4. A diferenciação 5. O pricing 6. Barreiras à entrada 7. Estratégias de conluio 8. Relações verticais 9. O papel das entidades reguladoras

Metodologia de avaliação

Procura-se desenvolver nos alunos o gosto pela observação dos mercados reais, com exemplos concretos, incentivando o uso dos instrumentos teóricos para a análise dos mesmos, estimulando também a busca de hipóteses consistentes a formular. Neste sentido, o processo de avaliação é, ele próprio, um elemento relevante do método de ensino, ao incluir um trabalho de grupo que consiste na análise de um mercado concreto, a escolher pelos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na unidade curricular. Para além deste trabalho de grupo, a apresentar em aula, haverá lugar a um teste intermédio e a exame final.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Introduction to Industrial Organization

Luís Cabral

2000

MIT PRess