Disciplina
Organização Industrial
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças
Activa nos planos curriculares
MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Organização Industrial
MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Organização Industrial
MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Organização Industrial
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Organização Industrial
MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Organização Industrial
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Organização Industrial
Nível
Procura-se desenvolver nos alunos o gosto pela observação dos mercados reais, com exemplos concretos, incentivando o uso dos instrumentos teóricos para a análise dos mesmos, estimulando também a busca de hipóteses consistentes a formular. Neste sentido, o processo de avaliação é, ele próprio, um elemento relevante do método de ensino, ao incluir um trabalho de grupo que consiste na análise de um mercado concreto, a escolher pelos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na unidade curricular. Para além deste trabalho de grupo, a apresentar em aula, haverá lugar a um teste intermédio e a exame final.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
Desenvolver técnicas de análise com vista à compreensão do funcionamento de mercados reais, incluindo estratégias de concorrência e impacto de políticas públicas.
Programa
1. Os mercados 2. Estruturas de mercado 3. Variáveis de concorrência 4. A diferenciação 5. O pricing 6. Barreiras à entrada 7. Estratégias de conluio 8. Relações verticais 9. O papel das entidades reguladoras
Metodologia de avaliação
Procura-se desenvolver nos alunos o gosto pela observação dos mercados reais, com exemplos concretos, incentivando o uso dos instrumentos teóricos para a análise dos mesmos, estimulando também a busca de hipóteses consistentes a formular. Neste sentido, o processo de avaliação é, ele próprio, um elemento relevante do método de ensino, ao incluir um trabalho de grupo que consiste na análise de um mercado concreto, a escolher pelos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na unidade curricular. Para além deste trabalho de grupo, a apresentar em aula, haverá lugar a um teste intermédio e a exame final.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Introduction to Industrial Organization