Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Microeconomia

Nível

A disciplina está organizada em aulas teóricas (1,5h+1,5h/semana) e práticas (1,5h/semana). A matéria é apresentada, desenvolvida e discutida com os alunos. Em todas as aulas são discutidos casos reais e exemplos para os alunos perceberem a forma como a Microeconomia explica o comportamento dos consumidores e empresas. Nas aulas práticas são resolvidos exercícios e casos de estudo. Sendo uma disciplina do 1º ano de licenciatura, exige uma especial atenção à forma como os alunos apreendem a matéria, pois tipicamente não tem um contacto regular com os tópicos abordados. A avaliação consiste em dois projetos de grupo (máx. 4 alunos) e num exame (com nota mínima de 9,5 valores e valendo 60% da nota final). Nos projetos, os alunos têm de aplicar a matéria a um caso real, um a meio do curso e outro no final. Geralmente são casos de empresas, escolhidos pelos alunos, nacionais que tenham uma componente de inovação - organizacional, de processo, ou de produto.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Familiarizar os alunos com os princípios básicos da Microeconomia, especialmente no que diz respeito à economia da empresa. São desenvolvidos tópicos relacionados com o comportamento do consumidor e com a estratégia das empresas em diferentes estruturas de mercado. É dada especial atenção ao papel da tecnologia, lançamento de novos produtos e serviços e à criação e destruição de empresas. Os alunos devem desenvolver a capacidade de analisar criticamente casos reais.

Programa

1. Mercados, procura e oferta 2. Procura, excedente do consumidor e elasticidades 3. Produção: decisões de curto e de longo prazo; mercado de fatores; desenvolvimento tecnológico 4. Custos da empresa, economias de escala, gama e experiência 5. A empresa em ambiente concorrencial 6. A empresa com poder de mercado: estruturas de mercado 7. Interação estratégica e Teoria de Jogos 8. Políticas de preços 9. O Estado e a Empresa: poder de mercado, externalidades, recursos comuns e bens públicos 10. Organização interna da empresa

Metodologia de avaliação

A disciplina está organizada em aulas teóricas (1,5h+1,5h/semana) e práticas (1,5h/semana). A matéria é apresentada, desenvolvida e discutida com os alunos. Em todas as aulas são discutidos casos reais e exemplos para os alunos perceberem a forma como a Microeconomia explica o comportamento dos consumidores e empresas. Nas aulas práticas são resolvidos exercícios e casos de estudo. Sendo uma disciplina do 1º ano de licenciatura, exige uma especial atenção à forma como os alunos apreendem a matéria, pois tipicamente não tem um contacto regular com os tópicos abordados. A avaliação consiste em dois projetos de grupo (máx. 4 alunos) e num exame (com nota mínima de 9,5 valores e valendo 60% da nota final). Nos projetos, os alunos têm de aplicar a matéria a um caso real, um a meio do curso e outro no final. Geralmente são casos de empresas, escolhidos pelos alunos, nacionais que tenham uma componente de inovação - organizacional, de processo, ou de produto.

Bibliografia

Principal

Economia da Empresa

José Mata

2005

Fundação Calouste Gulbenkian, ultima edição disponível


Microeconomics and Behavior

Frank, Robert H.

2010

McGraw-Hill , last edition available