Disciplina

Área

Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Gestão

MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Gestão

MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Gestão

HACS-UL 2021 > HACS-UL 2021 > Instituto Superior Técnico > Gestão

LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão

LMAC 2021 > LMAC 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão

LENO 2021 > LENO 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão

LEME 2021 > LEME 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão

LEBiol 2021 > LEBiol 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão

LEFT 2021 > LEFT 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão

LEMat 2021 > LEMat 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão

LEMec 2021 > LEMec 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão

LEBiom 2021 > LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão

LETI 2021 > LETI 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão

LEE 2021 > LEE 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão

LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão

LEEC 2021 > LEEC 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão

LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Opção de Economia e Gestão > Gestão

LEQ 2021 > LEQ 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão

LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > - Gestão > Gestão

GENI > GENI > 1º Ciclo > Humanidades, Artes e Ciências Sociais > Gestão

MEM 2017 > MEM 2017 > 1º Ciclo > Gestão

MEFT 2017 > MEFT 2017 > 1º Ciclo > Gestão

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão

MA 2006 > MA 2006 > 2º Ciclo > Ciências Básicas > Gestão > Gestão

LEAN 2006 > LEAN 2006 > 1º Ciclo > Gestão

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão

LET 2006 > LET 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão

MEQ 2006 > MEQ 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão

LEAmb 2006 > LEAmb 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão

MEBiol 2006 > MEBiol 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão

LEGM 2006 > LEGM 2006 > 1º Ciclo > Outras Ciências de Engenharia > Gestão

LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Gestão

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 1º Ciclo > Engenharia > Gestão

MEEC 2006 > MEEC 2006 > 1º Ciclo > Gestão

LEE 2006 > LEE 2006 > 1º Ciclo > Gestão

MEC 2006 > MEC 2006 > 1º Ciclo > Gestão

LEMat 2006 > LEMat 2006 > 1º Ciclo > Gestão

LMAC 2006 > LMAC 2006 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Gestão

MEFT 2006 > MEFT 2006 > 1º Ciclo > Tronco Comum > Gestão

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Gestão

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 1º Ciclo > Gestão

Nível

A nota final da UC de Gestão resulta da soma de duas componentes: a) Avaliação Individual 1. Teste cotado para 10 valores, com nota mínima de 4.5 valores, contando a melhor nota das duas épocas (50% da nota final). 2. Elaboração e entrega em aula de 4 exercícios. Cada exercício é cotado para 2 valores, num total de 8 valores (40% da nota final). Os exercícios serão realizados em papel ou no telemóvel, com o apoio de software adequado. b) Avaliação em grupo Jogo de Gestão-ISTManagementChallenge(ISTMC) - 2 valores pelo desempenho e a participação válida da respetiva equipa (3-5 estudantes) no ISTMC (10% da nota final). Época Especial e Estudantes Trabalhadores ou desportistas de Alta Competição: os alunos fazem apenas a componente de avaliação individual, sendo o teste final/exame cotado para 20 valores (100% da nota final).

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

0.75 h/semana

59.5 h/semestre

Objectivos

O objetivo principal da unidade curricular de Gestão é introduzir os alunos a um conjunto de conceitos e ferramentas que lhes irá permitir compreender a natureza sistémica e integrada do funcionamento das organizações, e avaliar a multidisciplinaridade e recursos necessários ao seu funcionamento. Pretende-se que os alunos fiquem habilitados com as competências necessárias para poderem contribuir ativa e positivamente para o crescimento sustentável das organizações, com particular foco nos seguintes aspetos: Cultura, ética e estrutura organizacional; Contabilidade e Análise Financeira; Análise de Investimentos; Planeamento e Gestão Estratégica; Fundamentos de Marketing. A aplicação dos conhecimentos adquiridos é válida tanto para empresas em atividade, como para projetos de empreendedorismo – por exemplo, startups resultantes da Inovação & Desenvolvimento Tecnológico. A UC de Gestão integra a simulação de gestão IST Management Challenge (ISTMC).

Programa

1. Introdução. Cultura, ética e estrutura das organizações. 2. A Informação Financeira. 3. Análise de Projetos de Investimento. 4. Gestão Estratégica. 5. Marketing.

Metodologia de avaliação

A nota final da UC de Gestão resulta da soma de duas componentes: a) Avaliação Individual 1. Teste cotado para 10 valores, com nota mínima de 4.5 valores, contando a melhor nota das duas épocas (50% da nota final). 2. Elaboração e entrega em aula de 4 exercícios. Cada exercício é cotado para 2 valores, num total de 8 valores (40% da nota final). Os exercícios serão realizados em papel ou no telemóvel, com o apoio de software adequado. b) Avaliação em grupo Jogo de Gestão-ISTManagementChallenge(ISTMC) - 2 valores pelo desempenho e a participação válida da respetiva equipa (3-5 estudantes) no ISTMC (10% da nota final). Época Especial e Estudantes Trabalhadores ou desportistas de Alta Competição: os alunos fazem apenas a componente de avaliação individual, sendo o teste final/exame cotado para 20 valores (100% da nota final).

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Componente de Competências Transversais

A participação no Jogo de Gestão-ISTManagementChallenge(ISTMC) permite o desenvolvimento de competências transversais em Competências Interpessoais. (10% da nota final)

Bibliografia

Principal

GESTÃO - CONCEITOS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS

João Oliveira Soares

2022

Edições Sílabo


Secundária

Management

Daft, Richard L. and Benson, A.

2016

1st edition, Cengage Learning EMEA


Marketing Management

Kotler, P., Keller, K.

2015

15ª Edição, Pearson -Prentice Hall


Manual do Global Management Challenge

GMC

2021/2022