Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia de Processos e Projecto > Projecto Químico

Activa nos planos curriculares

MEBiol 2021 > MEBiol 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Gestão da Produção e das Operações

MEQ 2021 > MEQ 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Gestão da Produção e das Operações

MEQ 2006 > MEQ 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Competências Transversais > Gestão da Produção e das Operações

MEBiol 2006 > MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Competências Transversais > Gestão da Produção e das Operações

Nível

A UC explora um conjunto de metodologias ativas para a apreensão e desenvolvimento de conhecimentos : Componente de avaliação continua (50%): a) Projeto - Formulação, implementação e análise e discussão de resultados de um problema de planeamento/escalonamento. Projecto em grupo com discussão (35%); b) Fichas com perguntas de escolha múltipla em cada aula (15%; Mini-teste global individual escrito baseado em perguntas de escolha múltipla (50%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

63.0 h/semestre

Objectivos

O objetivo da disciplina é fornecer aos alunos o conhecimento sobre os fundamentos gerais da Gestão de Produção e da sua evolução para a atual Gestão de Operações (GPO). Após concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar familiarizado com os conceitos base teóricos e metodológicos da Gestão de Operações sendo capaz de identificar, resolver e analisar os problemas mais comuns em Gestão de Operações nas Organizações.

Programa

1-Da Gestão da Produção à Gestão de Operações – a sua evolução. O que é a Gestão de Operações: introdução, caracterização, breve história e desafios atuais. 2- A Estratégia Corporativa e a Gestão de Operações. Da estratégia à operacionalização nas operações; 3- Os diferentes processos produtivos: caracterização, representação e escolha - análise processual e medição de desempenho. Matrix Processo- Produto; 4-Planeamento de Operações: O processo de planeamento. Estratégias para o planeamento agregado de capacidade. Modelos analíticos para o planeamento agregado. Desagregação do plano agregado. Plano director da produção e plano de necessidades de materiais. Modelos analíticos e heurísticas para dimensionamento de lotes. 5-Escalonamento e sequenciamento: Escalonamento de lotes. Modelo baseado na representação do processo em redes recurso-tarefa. Escalonamento de tarefas em máquinas: modelos e heurísticas

Metodologia de avaliação

A UC explora um conjunto de metodologias ativas para a apreensão e desenvolvimento de conhecimentos : Componente de avaliação continua (50%): a) Projeto - Formulação, implementação e análise e discussão de resultados de um problema de planeamento/escalonamento. Projecto em grupo com discussão (35%); b) Fichas com perguntas de escolha múltipla em cada aula (15%; Mini-teste global individual escrito baseado em perguntas de escolha múltipla (50%)

Pré-requisitos

-

Componente Laboratorial

A UC envolve na componente de projeto a resolução de problemas em gestão de operações, nomeadamente planeamento/escalonamento. Utilização de excel e de softwares de modelação/optimização (ex. GAMS; CPLEX). A componente laboratorial perfaz 10% das aulas.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Modelação e otimização de problemas que caracterizam a Gestão de Produção e Operações

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais nomeadamemte em Pensamento Crítico e Inovador - desenvolvendo criatividade, pensamento estratégico e abordagens identificação, análise e resolução do projeto e quizes em aula; Competências interpessoais e in,trapessoais - desensolvedo competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação e gestão de tempo, aspetos exigidos na resolução do projeto. A percentagem de avaliação relacionada é da ordem dos 10%

Bibliografia

Principal

Operations Management

N. Slack, A.; A. Brandon-Jones; R. Johnston

2019

Pearson Education Editors, 9th Edition, 2019


Production and Operation Analysis: Strategy, Quality, Analytics and Application

Nahmias S, Olsen TL

2015

Waveland Press, 7th Edition.