Anúncios

Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial vencem competição europeia de engenharia

2 Outubro 2010, 18:24 - Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Quatro estudantes do Instituto Superior Técnico venceram a categoria
de Casos de Estudo da Competição Europeia de Engenharia organizada
pela organização Board of European Students of Technology (BEST),
evento que decorreu em Cluj-Napoca, Roménia, de 2 a 10 de Agosto.

Os estudantes Xavier Azcue, Ricardo Caetano e Gonçalo Mendes
(Engenharia e Gestão Industrial) e Diogo Rodrigues (Engenharia
Electrónica) ficaram em primeiro lugar em 4 dos 6 problemas propostos,
vencendo assim a competição.

A EBEC, acrónimo para European BEST Engeneering Competition está
dividida em duas categorias: uma componente prática, que consiste em
desenvolver um protótipo capaz de superar um determinado desafio (por
exemplo, um avião,barco ou grua) e uma componente teórica onde os
participantes portugueses tiveram de resolver problemas teóricos na
forma de casos de estudo propostos pela Procter & Gamble, a Vestas e a
TAV Construction.

Prémios científicos UTL / Santander Totta 2008

10 Março 2009, 12:28 - Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Novo Livro sobre Finanças

24 Setembro 2008, 13:36 - Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Date of Publication: 2008-09-01 This volume brings together a variety of issues, methods and market instruments that should prove useful for topics courses, finance and asset management practice, and also foster future research. This collection of contributions is a selected subset of those presented at the XLI Meeting of the EURO Working Group on Financial Modelling, Lisbon, November 2007, and has a rich manifold of applied, theoretical and methodological work: • Banking, empirical assessment of efficiency and relationship banking; • Corporate Governance; • Market Microstructure: liquidity; price limits; volatility; • Risk: sovereign debt rating; volatility-volume around takeover announcements; • Multicriteria approach and portfolio selection; • Modified Tempered Stable Distribution and GARCH modelling. In sum, this contributed volume, joining many authors from academia and practice on finance, offers a multiplicity of issues and methodology that broadens the knowledge and skills in finance matters and raises research questions for further development. João Oliveira Soares is Associate Professor of Economics and Finance at I.S.T. - Technical University of Lisbon. He holds a PhD in Industrial Engineering and Management and the Habilitation in Management. His publications include books in Finance and Banking, and articles in journals like the European Journal of Finance, European Journal of Operational Research, Computers and Industrial Engineering, The Engineering Economist, European Research Studies, and Frontiers in Finance and Economics

ECONOMIA TECH

2 Julho 2008, 19:39 - José Manuel Costa Dias de Figueiredo

Luís Mira Amaral lança livro que viaja da indústria artesanal à sociedade do conhecimento (Editora Booknomics)

Prémios Científicos UTL / Santander Totta, 2007

8 Janeiro 2008, 17:40 - Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Prémios Científicos UTL / Santander Totta, 2007

A revitalização da sociedade e a aposta inequívoca na inovação passam, sem dúvida, pela investigação e desenvolvimento. Enquanto muitos indicadores do estado das nações se baseiam no investimento, fazendo crer que os resultados desse investimento deverão vir em conformidade, uma avaliação do tipo da que se faz neste " Prémios Científicos UTL/Santander Totta" (análise da produção científica dos investigadores) produz resultados menos enganosos, pois é baseada em resultados.

Queremos pois congratular nos com esta iniciativa mobilizadora, da Universidade Técnica, em parceria com o Banco Santander Totta. Esta iniciativa teve a sua primeira edição em 2007 e os prémios acabam de ser atribuídos em doze áreas do saber.Na área de Gestão, os dois primeiros lugares foram atribuídos a investigadores (Professores/Investigadores) do Departamento de Engenharia e Gestão do IST e respectivo centro de investigação CEG IST.

A Prof. Ana Póvoa, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Centro de Investigação CEG IST, conquistou o primeiro lugar entre todos os investigadores da UTL e o Professor Bana e Costa, anterior Presidente da unidade de investigção, conquistou a Menção Honrosa.

Para se avaliar o posicionamento destes dois investigadores, a Professora Ana Póvoa publicou os seus trabalhos na área de Gestão de Operações e Cadeias de abastecimento, e o Professor Bana e Costa, situou os seus em diversas áreas, sempre em articulação com a Análise de Decisão.

A avaliação levada a cabo teve por base a análise dos trabalhos publicados em revistas internacionais durante o período 2002 - 2006.

O Critério Qualitativo Quantitativo de Produção e Impacto Científico tem em conta um somatório de elementos que, para cada trabalho publicado incluí o número de autores de cada publicação (há divisão pelo número de autores), o factor de impacto da publicação internacional e o número de citações que o trabalho teve. O valor resultante é pois bastante objectivo.