Ver Post

Seminário sobre Empreendedorismo (25/10, 17:00)

8 Outubro 2007, 13:51 - Pedro Flores Correia

Prof. José Epifânio da Franca, CEO, ChipIdea (MIPS)

5ª. feira, 25 de Outubro, 17:00 -- 19:00h

Grande Anfiteatro do Centro de Congressos

O público alvo deste Seminário / Debate são os alunos do MEEC na disciplina de EITT (Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia). Contudo, em face do reforço que pretendemos dar da ligação do IST ao exterior e, em particular, ao tecido empresarial de dimensão global, convidamos todos os interessados a participarem neste Seminário / Debate.

Biografia

José E. da Franca concluiu os seus estudos no Instituto Superior Técnico (IST) (Lisboa, Portugal) em 1978, e em 1985 fez o seu Doutoramento no Imperial College of Science and Technology (Londres, Reino Unido), onde lhe foi atribuído o Overseas Research Student Award por dois anos consecutivos, em 1983 e 1984. Em 1992 o Dr. Franca obteve o grau académico de Agregado da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). O Dr. Franca é Professor do Departamento de Engenharia Eléctrica e Electrónica do IST e é Professor Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Chinesa de Hong Kong.

Em Março de 1997, José E. da Franca co-fundou e tornou-se Presidente, Presidente do Conselho de Administração e Director-Geral de Chipidea Microelectrónica, S.A., a primeira empresa portuguesa dedicada à concepção de circuitos integrados avançados de sinal misto.

Os principais resultados da sua investigação foram publicados em mais de 60 comunicações em jornais, 200 documentos de conferências e vários livros de investigação e monografias. Também é co-autor de cinco patentes internacionais em redes de capacidade comutada.

José E da Franca tem servido no Conselho de Governadores da IEEE Circuits and Systems Society, no Conselho Executivo da European Circuits Society, em vários Comités IEEE Fellow and Award.

É Membro do IEEE, tendo sido agraciado com a Golden Jubilee Medal da IEEE Circuits and Systems Society (CAS). Tem também sido um distinto Lecturer do IEEE CAS. Em 2006, foi agraciado com a condecoração nacional de "Grande Oficial da Ordem do Mérito" pelo Presidente da República.

Foi Secretário de Estado para a Educação no governo português em 1991-92.

Perfil da Empresa

A Chipidea desenvolve e comercializa uma vasta gama de soluções de propriedade intelectual à base de silício que fazem a ligação dos mundos analógico e digital.

A Chipidea permite aos seus clientes reduzir a colocação do mercado e os riscos de desenvolvimento para produtos que integram cada vez mais capacidades exigentes de sinal misto analógico e digital. Dispõe de conhecimentos especializados na área da Tecnologia de sinal misto/analógico, da base de engenharia e da capacidade única para oferecer uma vasta série de soluções estado-da-arte CMOS para aplicações de ponta de sistemas em pastilha e sistemas em pacote.

Em 2004, a Chipidea tornou-se a empresa número um a nível mundial de sinal misto na indústria de propriedade intelectual de semicondutores, empregando actualmente 220 pessoas em todo o mundo, oferecendo serviços a mais de 200 clientes na (América do Norte, Europa e Israel, Ásia-Pacífico e Japão).