Ver Post

Reunião do Projecto 4WARD (15 Jan)

14 Janeiro 2008, 10:51 - Pedro Flores Correia

O projecto, intitulado "Architecture and Design for the Future Internet" é um Projecto Integrado do âmbito do Programa ICT, com uma duração de 2 anos, que arranca em Janeiro de 2008, com um orçamento global de cerca de 23 milhões de euros. Este projecto posiciona-se como o grande concorrente Europeu das iniciativas americanas e japonesa nesta área. O consórcio envolve um total de 37 parceiros, sendo coordenado pela Ericsson (Suécia), e abrangendo os grandes fabricantes e operadores europeus, como por exemplo, Nokia Siemens Networks, Alcatel-Lucet, NEC, France Telecom, Deutsche Telekom, Telecom Itália, e Telefonica. O consórcio envolve ainda várias universidades europeias, sendo o IST a única universidade portuguesa participante, estando esta participação a cargo do Prof. Luis M. Correia. O projecto aborda um dos temas mais quentes actualmente na área de Investigação e Desenvolvimento em Telecomunicações, isto é, a Internet do Futuro. Fundamentalmente, pretende-se "arrancar do zero" no desenvolvimento de novas arquitecturas de redes e protocolos para os sistemas de telecomunicações do futuro, numa perspectiva designada por "post-IP". Assim, procurar-se-á desenvolver novas soluções sem considerar as limitações das redes actuais, nomeadamente os protocolos IP, as estruturas das redes dos sistemas de comunicações (fixas e móveis), e a separação as redes conforme o tipo de serviço (cabo, cobre, etc.).