Ver Post

Prémio Best Industrial Applications Paper

30 Julho 2008, 17:27 - Pedro Flores Correia

Dois professores do DEEC e investigadores do Grupo Controlo de Sistemas Dinâmicos do INESC-ID (Linha de Acção de Sistemas Electrónicos Embebidos), Professores Bertinho Costa e João Miranda Lemos, receberam o Prémio de "Best Industrial Applications Paper" na Conferência Controlo 2008 - 8th Portuguese Conference on Automatic Control. A distinção tem associado um prémio monetário no valor de 1000 euro oferecido pelo Barclays.

O artigo premiado tem por título "TEMPERATURE CONTROL OF A SOLAR FURNACE FOR MATERIAL TESTING" e dele são co-autores investigadores do Departamento de Engenharia de Materiais do IST e do PROMES-CNRS (França). O trabalho descrito foi realizado maioritariamente durante o ano de 2007 e incluiu missões experimentais no formo solar de 6kW do PROMES, situado em Odeillo, nos Pirinéus Orientais, para a temperatura do qual foi desenvolvido um sistema de controlo pelos investigadores do INESC-ID. Na sequência, o INESC-ID foi convidado a participar numa proposta para o FP7 relativa à utilização de fornos solares para o teste de materiais, em que participam todos os grandes centros de investigação europeus nesta área e que se encontra em fase avançada de negociação.

O Grupo Controlo de Sistemas Dinâmicos desenvolve actividade de investigação sobre o controlo de sistemas solares térmicos desde há 15 anos, tendo produzido uma bibliografia significativa sobre o assunto.