Ver Post

Palestra "Beamforming para identificação de fontes de ruído para avaliação da qualidade sonora", por Prof. Samir Gerges (24 Jun; 17:00)

20 Junho 2008, 12:19 - Pedro Flores Correia

O Prof. Samir Gerges da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, profere na 3ª fª dia 24 de Junho às 17h00, no Auditório do Complexo Interdisciplinar do IST, a palestra "Beamforming para identificação de fontes de ruído para avaliação da qualidade sonora", numa organização conjunta do CAPS (DEEC) e do IDMEC (DEM), do IST.

Resumo
Os processos de identificação e quantificação das fontes de ruído em sistemas complexos como ruído ambiental, aeronaves, automóveis, auditórios, máquinas e instalações industriais, são fundamentais para satisfazer as condições exigidas pela legislação e, além disso, garantir o conforto acústico e a qualidade do produto. Existem várias técnicas de identificação e quantificação das contribuições de cada fonte de ruído em sistemas complexos, tais como: mapeamento dos níveis de pressão sonora, medição e mapeamento de intensidade acústica, holografia acústica e beamforming. A última técnica citada é considerada a mais recente, com vantagens de mapear grandes fontes a grandes distâncias, especialmente em altas frequências, permitindo também o uso de um número menor de microfones, quando comparada com a holografia acústica. A Qualidade Sonora é avaliada através de gravação e reprodução de som com sistema binaural o mais fiel possível. Nesta apresentação, serão mostrados casos reais de sons gravados dentro de aviões, carros e ambientes e os parâmetros desenvolvidos que poderão simular a percepção humana com boa correlação com resultados de análise subjetiva de júri.

Biografia
O Prof. Samir Gerges é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, é Fellow do IIAV, foi Presidente da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica) e Presidente da FIA (Federação Iberoamericana de Acústica). É o actual Presidente da ICA (International Commission on Acoustics). É autor dos livros "Ruído: Fundamentos e Controle" e "Protetores Auditivos" e de inúmeras publicações na área.