Ver Post

Ocupação científica de jovens nas férias 2016

15 Junho 2016, 11:36 - João Pedro Castilho Pereira Santos Gomes

Enquadramento

A iniciativa Ciência Viva no laboratório - Ocupação científica de jovens nas férias (OCJF), dinamizada pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica através do programa Ciência Viva, proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

No seu todo, o IST tem mantido uma participação forte e regular desde o início deste programa, em 1997. Em 2016 os docentes e centros de investigação ligados ao DEEC organizam os seguintes estágios:

INTELE: Introdução às telecomunicações

27 de Junho a 1 de Julho

Este estágio pretende fazer uma introdução às telecomunicações, proporcionando contacto com as técnicas de fabrico de circuitos impressos e antenas, soldadura de componentes, e teste de circuitos electrónicos. As manhãs serão dedicadas a apresentações em grupo, visitas a laboratórios e sessões experimentais. Durante as tardes os alunos montarão e testarão kits de receptores AM e FM. Mais informações »

Oficina de robótica

25 de Julho a 29 de Julho

Os participantes construirão pequenos robôs móveis preparados para seguir uma pista assinalada, evitando obstáculos, recuperando de interrupções do percurso, e identificando “vítimas” pintadas sobre a pista, de acordo com as regras do RoboCupJunior Search and Rescue. O robô de base será a plataforma Gyro, sobre a qual será montado uma placa de circuito impresso soldada pelos alunos. A programação será efectuada na linguagem de blocos Visualino. Neste estágio os alunos terão oportunidade de aprender um variado conjunto de conhecimentos, desde soldadura de componentes electrónicos, até à programação de um robô móvel. Será organizada uma competição com os robôs construídos no último dia da actividade. Mais informações »