Ver Post

NSN bringing IPTV to life... in Lisbon! (14 Mar; 12:00; PA2)

22 Fevereiro 2008, 18:32 - Pedro Flores Correia

Workshop: NSN bringing IPTV to life... in Lisbon!

A NSN (IPTV) organiza sessões de apresentação da tecnologia IPTV em institutos de ensino superior na área de Lisboa.

Convidam-se todos os alunos e professores interessados nas actividades de organizações empresariais fortemente vocionadas para investigação e desenvolvimento de soluções competitivas no mercado global de telecomunicações.

Objectivo

• Ajudar os alunos a escolher temas de mestrado com mais interesse para a industria .

• Revelar tó picos de interesse de mercado para projectos final de curso.

• Conhecer melhor o trabalho da NSN na área do IPTV.

• Informar acerca das possibilidades de emprego na NSN.

Destinatários
Estudantes e professores de cadeiras relacionadas com a temática de IPTV, nomeadamente Redes de Computadores, Multimédia e Engenharia de Software. Sendo que as temáticas serão apresentadas de forma flexivel e sujeito ao interesse curricular de cada cadeira.

Conteúdos
12h00 - IPTV Overview (André Marquet)
a) IPTV solutions;
b) IPTV in Metro Networks;

c) Enabling technologies (Video Encoding, Multicasting) ;
d) The Competition from the Internet and Market Trends;

12h20 - Engineering at NSN (Nuno Martins)
a) IPTV software engineering challenges;
b) Close communication with the market;
c) Bridging between requirements and development;
d) IPTV world hottest districts: Would you say Lisbon?

12h40 - Innovation and R&D (Artur Arsénio)

13h00 - Q&A: open panel

Apresentadores (Ordem Alfabética)
André Marquet é System Engineer na Nokia Siemens Networks. Licenciado pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em Eng. de Telecomunicações e Informática (ETI), Mestre em Eng. de Telecomunicações pelo mesmo instituto e com uma pós graduação em Gestão de Empresas Familiares (AUDAX/ISCTE), colaborou em projectos europeus de investigação no INESC-INOV na área da distribuição de conteudos IP e na ADETTI em sistemas multimédia para redes móveis. Foi consultor para internacionalização na EFACEC e para o Governo Português (AICEP) na área das TIC. Responsável pela publicação de artigos em