Ver Post

IST Distinguished Lecture por Andrew Teel

27 Outubro 2016, 13:51 - João Pedro Castilho Pereira Santos Gomes


A segunda sessão do ciclo de conferências IST Distinguished Lecture decorrerá no próximo dia 4 de Novembro, pelas 14h30, no anfiteatro Abreu Faro (complexo interdisciplinar) do Instituto Superior Técnico, contando com o apoio do Instituto de Sistemas e Robótica e do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

As IST Distinguished Lecture visam contribuir para a discussão da Ciência em Portugal trazendo professores e investigadores que se distinguiram nas suas respectivas áreas.

O convidado para esta sessão será o Prof. Andrew Teel, Distinguished Professor da Universidade da California Santa Barbara e um dos maiores especialista mundiais da área dos sistemas híbridos e do controlo. A palestra será intitulada "An introduction to (stochastic and non-stochastic) hybrid dynamical systems".

Enquadramento

A revolução digital rodeou-nos não só de computadores, mas de uma miríade de dispositivos com poder de cálculo - electrodomésticos, automóveis, etc. - que estimularam o desenvolvimento de metodologias de projecto avançadas para sistemas embebidos combinando lógica discreta com processos contínuos e interação com o mundo físico. Os sistemas híbridos formalizam este conceito, consistindo em sistemas dinâmicos que combinam componentes com dinâmica contínua (descritos por equações diferenciais) com outros de dinâmica discreta (descritos por máquinas de estados). São actualmente importantes no contexto de sistemas CAD e em tempo-real, robótica, automação, mecatrónica, indústrias automóvel e aeroespacial, e controlo de processos. São também objecto de um intenso esforço de investigação em teoria de controlo, sistemas de eventos discretos, verificação por computador e inteligência artificial. Recentemente, foram propostas metodologias para modelação e análise de sistemas híbridos, e para síntese de controladores com garantias simultâneas de desempenho e segurança em cadeia fechada. Esses avanços resultaram numa série de ferramentas computacionais, integradas em sistemas CASE como Matlab, que automatizam boa parte do fluxo de concepção, verificação e simulação para esse tipo de sistemas. A palestra dará uma perspectiva sobre esses desenvolvimentos.

Mais informações »

-----------------------------------------------------------------------------

Outros eventos

Provas de Dissertação do DEEC 

dos cursos MEE e METI, a realizar em Outubro e Novembro de 2016