Ver Post

Instituto Superior Técnico regista 98% das vagas ocupadas

21 Setembro 2010, 11:52 - Alexandre José Malheiro Bernardino

Foram já apresentados os resultados preliminares da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Nesta primeira etapa das candidaturas, o Instituto Superior Técnico (IST) registou uma taxa de ocupação das vagas dos seus cursos na ordem dos 98%, número que reflecte a sua posição enquanto universidade de referência no país nas áreas de Engenharia e Tecnologia.

Com uma classificação média de seriação e do secundário a rondar os 16 valores, o Instituto Superior Técnico registou ainda um maior número de candidatos a colocar a universidade em primeira opção da candidatura. Este aumento, que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos, deve-se também ao esforço contínuo do IST em proporcionar aos seus alunos condições de ensino e investigação de excelência, de forma a assegurar uma transição efectiva para o mercado de trabalho, através dos programas de incentivo e empreendedorismo, tal como a Incubadora Tecnológica, situada no Campus do Taguspark.

Engenharia Electrotécnica e de Computadores e Engenharia Informática e de Computadores foram dois dos cursos a receber um maior número de candidaturas. Com cerca de 700 candidatos, o curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentou uma taxa de ocupação de 100% nesta primeira fase. A licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, campus da Alameda, também com todas as vagas ocupadas nesta primeira fase, bem como um aumento do número de candidatos a colocar este curso em primeira opção (184 do total de 607 candidatos).

O campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico, que comemora o seu décimo aniversário em 2011, obteve um crescimento significativo no número de alunos colocados nos respectivos cursos, em primeira opção. O curso de Engenharia de Redes de Comunicações no campus do Taguspark assinalou também um aumento no número de candidatos, nomeadamente mais 24 alunos em comparação com o ano anterior.