Ver Post

Exposição aos Campos Electromagnéticos das Linhas de Alta Tensão (25 Fev; 17:00; EA1)

22 Fevereiro 2008, 15:57 - Pedro Flores Correia

Convidam-se todos os interessados na questão da Exposição ao Campo Electromagnético gerado pelas linhas de Alta Tensão e eventuais riscos decorrentes para a saúde pública, para uma apresentação que decorrerá no próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 17h00, no Anfiteatro EA1, e que discutirá as principais conclusões do relatório realizado sobre este tema.

Orador
José Luís Pinto de Sá
Professor Associado com Agregação
Instituto Superior Técnico
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Área Científica de Energia

Resumo
Efeitos agudos comprovados dos Campos ElectroMagnéticos de Extremamente Baixa Frequência (CEMEBF) sobre o corpo humano.

Recomendações do ICNIRP de 1998 e o Standard do IEEE de 2002. Directivas europeias e legislação nacional. Efeitos práticos.

Efeitos crónicos suspeitos dos CEMEBF sobre o corpo humano:

- Estudos epidemiológicos de 1979-2001: história.
- Investigações laboratoriais.
- Estudos epidemiológicos até 2001: análise crítica publicada.
- Decisões da NIEHS em 1998 e da IARC/OMS em 2002 classificativas dos Campos Magnéticos de Extremamente Baixa Frequência (CMEBF) como "possivelmente carcinogénicos". Fundamentação e significado.
Efeitos crónicos alegados dos CMEBF sobre o corpo humano (continuação):
- O estudo epidemiológico "definitivo" de Draper et al (2005). Críticas publicadas.
- A posição da OMS e da UE em 2007: princípio da precaução e diálogo. Temas de investigação prioritários.

Aplicação das recomendações da OMS: posição de diversos países.

Métodos de redução da exposição pública aos CMEBF das linhas de Alta Tensão. Relação custo-benefício das soluções.

NIEHS: National Institute for Environmental Health Sciences (EUA)
ICNIRP: International Commission for Non-Ionizing Radiation Protection (associada à OMS)
IARC: International Agency for Research on Cancer (associada à OMS)
OMS: Organização Mundial de Saúde.