Ver Post

Entrega do Prémio Prof. Luís Vidigal (17 Abr 08)

3 Abril 2008, 13:06 - Pedro Flores Correia

Convidamos todos os interessados a estarem presentes na cerimónia de entrega do Prémio Prof. Luís Vidigal - (edição 2006/07), que se realiza na 5ª feira, dia 17 de Abril de 2008, pelas 15:30, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST.

Na presente edição, o vencedor do Prémio foi o trabalho intitulado "WMTP: Wireless Modular Transport Protocol A Modular Approach to Wireless Sensor Network Transport Layer Protocols" realizado pelo Engº Luís David Figueiredo Mascarenhas Moreira Pedrosa, aluno do MERC - Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicações, curso que é leccionado no campus do TagusPark.

Na sequência da entrega do Prémio, realizar-se-á um Painel, intitulado

"Prática de Inovação nas Empresas e o Papel das Entidades do Sistema Científico e Tecnológico no Processo"

Este seminário conta com a presença e a participação das seguintes individualidades:

Engº. António Vidigal, EDP Inovação

Engº. João Picoito, Nokia Siemens

Prof. José Alves Marques, AITEC SGPS

Engº. Paulo Nordeste, PT Inovação

Prof. Rui Guimarães, COTEC

O IST oferece hoje cerca de 21 cursos, para perto de 9000 alunos, leccionados nos campus da Alameda e, desde 2000/2001, também no Parque Tecnológico TagusPark. Tanto o DEEC como o DEI estão envolvidos na organização e leccionação de vários desses cursos, em ambos os campi, tendo em particular proposto e partilhando a responsabilidade da administração da Licenciatura e Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicações que funciona no campus do TagusPark. O objectivo do curso é fornecer as bases científicas e tecnológicas que permitem evoluir para uma formação mais aprofundada na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Após terem sido galardoados alunos das licenciaturas em Engenharia de Física Tecnológico, Engenharia Electrotécnica e de Computadores e Engenharia Informática e Computadores, este ano, pela primeira vez o galardoado é um aluno de Redes de Comunicações. Este facto, de que nos congratulamos, demonstra por um lado a abrangência e relevância do Prémio no seio do Instituto, bem como a inegável qualidade do jovem curso e dos seus graduados.

O Prémio Prof. Luís Vidigal foi instituído em 2000 pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST), com a colaboração do Departamento de Engenharia Informática e do INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores).

O Prémio é uma forma de homenagear e de perpetuar como exemplo para as gerações vindouras a memória de um grande cientista, pedagogo e gestor de investigação nos campos da Electrónica, Telecomunicações e Computadores, o Prof. Doutor Luís Manuel Ramos da Silva Vidigal, prematuramente desaparecido. O Prémio destina-se a galardoar anualmente o licenciado de qualquer licenciatura do IST, autor da melhor Dissertação de Mestrado, cujo tema se enquadre nas áreas científicas da Engenharia Electrotécnica, Informática e Computadores e que reúna as melhores características científicas, de inovação e de qualidade.

Ao longo dos anos o Prémio tem atraido trabalhos de grande qualidade, tendo tornado difícil o processo de tomada de decisão do Júri, formado por académicos de várias universidades do país e outras personalidades do mundo empresarial e tecnológico. Os critérios de avaliação adoptados pelo Júri para classificar cada trabalho pautam-se pelo mérito científico do mesmo, o rigor na condução do trabalho, a inovação e criatividade, o seu potencial de aplicação e a qualidade da apresentação dos trabalhos.

O Prémio foi constituido com base num fundo de capital próprio obtido através da colaboração de várias empresas nacionais ou a actuar em Portugal, atribuindo anualmente um valor significativo aos candidatos vencedores.
Mais informações em http://premio-vidigal.inesc.pt/