Ver Post

Dissertações do MERC - SARDA - Service Augmented Resource Description Architecture

9 Novembro 2010, 15:08 - Maria João Silva Carvalho

Título: SARDA - Service Augmented Resource Description Architecture

Candidato: Miguel Duarte de Mora Barroso

Orientador: Professor Doutor Rui Manuel Rodrigues Rocha

12/11/2010 - 15:30h - Taguspark, Sala 2.10

Resumo da Tese: As redes de sensores sem fios (RSSF) são hoje em dia mais que um campo de pesquisa, sendo, neste contexto,  novas aplicações desenvolvidas diariamente. São compostas por um elevado número de dispositivos extremamente restritos e de baixo custo que comunicam entre si através de ligações sem fios de alcance limitado com o objectivo de cooperativamente resolverem problemas de elevada complexidade.
As RSSFs são orientadas à aplicação, o que faz com que toda a rede seja desenhada para uma aplicação especifíca. Esta abordagem gera sistemas bastante rígidos que disponibilizam uma solução pouco viável em termos de flexibilidade.
O paradigma da descoberta de serviços possibilita o uso e descoberta de recursos pervasivamente e por si só, ajuda a desenvolver redes de sensores independentes da aplicação. Estas soluções são mais flexíveis, mantendo a funcionalidade das abordagens tradicionais.
Esta tese tem o objectivo de desenhar e implementar uma arquitectura que possibilite a descoberta e utilização de serviços numa rede de sensores.

Palavras-chave: Redes de Sensores sem Fios, Descoberta de serviços, Flexibilidade, SARDA.