Ver Post

Dissertações do MERC - SAGRES - Sistema de Apoio à Gestão de REde e Serviços

5 Novembro 2010, 15:33 - Maria João Silva Carvalho

Título: SAGRES - Sistema de Apoio à Gestão de REde e Serviços

Candidato: Bruno Mota Pena

Orientador: Professora Doutora Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

09/11/2010 - 15:30h - Taguspark, Sala 2.10

Resumo da Tese: As redes IP têm tido um crescimento explosivo nos últimos anos, tanto em tamanho como em complexidade. A acompanhar este crescimento estão os Sistemas de Gestão de Redes que, embora actualmente muito eficientes e optimizados quando comparados com os primeiros sistemas, estão também a tornar-se cada vez mais complexos e difíceis de implementar.
Esta tese propõe uma nova solução mais simples e menos intrusiva para detectar falhas em redes IP, através da análise e correlação de dados pré-capturados em pontos distintos no mesmo período de tempo. Para atingir esse objectivo é utilizada uma arquitectura composta por três aplicações: Collector, Analyzer e Correlator.
O Collector é responsável pela recolha de dados e pacotes da sua sub-rede. A cada Colletor é atribuído um Analyzer, que representa a primeira fase de análise e correlação de dados. O Correlator agrupa e correlaciona os dados de todos os Analyzers de modo a determinar a causa dos alarmes gerados.
Todas as três aplicações foram criadas utilizando uma Framework comum. Esta Framework consiste num conjunto de módulos que oferecem às aplicações todas as funcionalidades básicas.
Para confirmar que as aplicações estão a funcionar correctamente, foram realizados testes na rede do Instituto Superior Técnico - Taguspark.

Palavras-chave: Sistemas de Gestão de Redes, Redes IP, Falhas, Alarmes, Correlação de Eventos