Ver Post

Dissertações do MERC - Redes Veiculares Inteligentes

23 Julho 2010, 16:16 - Rosália Teixeira Regueira

Título: Redes Veiculares Inteligentes

Candidato: António de Vasconcelos Nascimento Burnay da Fonseca

Orientador: Professora Doutora Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

28/07/2010 - 15:00h - Taguspark, Sala 1.38

Resumo da Tese:
Vários projectos na área das redes veiculares são baseados em redes heterogéneas e novas pilhas de protocolos que torna difícil a sua implementação. Nesta tese proponha uma infraestrutura de uma rede veicular totalmente baseada em IP onde o acesso é totalmente suportado por acesso WiFi. Para apoiar a minha proposta, comecei por avaliar os tipos de cenários, considerando ambiente urbano e auto-estrada, bem como arquitecturas de rede. Encaminhamento e protocolos de acesso ao meio são assuntos chave e por isso um estudo sobre os trabalhos de investigação mais relevantes nas duas áreas era do maior interesse. De acordo com a minha análise, um dos protocolos de encaminhamento é adequado para a minha solução enquanto nenhum dos protocolos de acesso ao meio serve pois é preciso dar maior prioridade aos pontos de acesso.
Por isto eu proponho uma arquitectura de uma rede veicular que usa um protocolo de encaminhamento já existente e uma versão modificada do controlo de acesso ao meio (MAC) 802.11 no qual os pontos de acesso têm maior prioridade.
A solução foi implementada no simulador de rede ns-2. Um conjunto de testes usando uma rede de estradas de Manhattan com uma configuração de alta densidade veicular foi realizado considerando tráfego CBR, TCP, uma mistura de CBR e TCP e tráfego de voz. Para validar o desempenho duas métricas principais foram usadas, o rácio de entrega de pacotes do tráfego CBR e o débito das sessões TCP. Os resultados obtidos pelo minha proposta mostram melhor desempenho que o MAC original quando estas duas métricas são consideradas.

Palavras-Chave: Redes veiculares, MAC, encaminhamento.