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Dissertações do MERC - Redes rodoviárias de emergência

5 Novembro 2010, 15:28 - Maria João Silva Carvalho

Título: Redes rodoviárias de emergência

Candidato: Heitor Filipe Lázaro Alves da Costa

Orientador: Professora Doutora Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

09/11/2010 - 14:00h - Taguspark, Sala 2.10

Resumo da Tese:
As redes veiculares são formadas por automóveis que comunicam directamente entre si, através de tecnologias de comunicação sem fios e de protocolos de encaminhamento adequados. Como requisito à comunicação, uma rota eficiente entre nós tem que ser criada, e acompanhar a rápida mudança da topologia da rede. Devido a características como a alta mobilidade dos nós, falhas de rede e requisitos de latência, muitos dos protocolos utilizados apresentam somente um desempenho minimamente satisfatório. Mais do que um problema de selecção do protocolo de encaminhamento mais adequado, a questão fundamental que se coloca é o desenho da arquitectura global do sistema de comunicação.
Apresenta-se uma arquitectura VANET que permita responder de forma eficaz às necessidades da comunicação entre veículos, nomeadamente em cenários de emergência em ambiente de auto-estradas, onde se pretende que os condutores sejam alertados atempadamente para situações de emergências.
De forma a analisar se a referida arquitectura vai de encontra aos requisitos necessários efectuaram-se simulações. As simulações foram realizadas utilizando o programa de simulação NS-2, desenvolvido especialmente para a análise de todos os tipos de redes de comunicação, o qual fornece suporte nativo à simulação de redes ad hoc como é o caso das VANETs. A análise dos resultados destas redes, concentrou-se na análise de duas métricas usadas para medir o desempenho das redes: End-To-End Delay e Packet Delivery Ratio.

Palavras-chave: VANETs, Protocolos, Politicas de escalonamento, Correlação de eventos