Ver Post

Dissertações do MERC - Modelos Preditivos de Indicadores de Disponibilidade e Desempenho de Sistemas de Informação

10 Novembro 2010, 18:26 - Maria João Silva Carvalho

Título: Modelos Preditivos de Indicadores de Disponibilidade e Desempenho de Sistemas de Informação

Candidato: Gonçalo da Silva Marques

Orientador: Professor Doutor André Ferreira Ferrão Couto e Vasconcelos

15/11/2010 - 16:30h - Taguspark, Sala 1.38

Resumo da Tese: A utilização das tecnologias de informação e dos sistemas de informação é uma realidade nos dias de hoje. O aumento da complexidade e do volume de dados destes sistemas é cada vez maior. É importante que estes dados estejam acessíveis e que sua obtenção seja realizada no menor tempo possível. A indisponibilidade da informação ou o atraso na sua obtenção é um factor negativo para os sistemas e trazem prejuízos directos e indirectos para as organizações. A fim de atender estas expectativas, esta tese de mestrado propõem primeiro (numa primeira análise), indicadores de disponibilidade e desempenho gerados a partir de métricas que são obtidas a partir da arquitectura tecnológica do sistema de informação, segundo, modelos preditivos para inferir o comportamento para o futuro dos indicadores criados. Realçar que estes modelos e indicadores são aplicados apenas à arquitectura tecnológica do SI. Antes de serem definidos os modelos preditivos e os indicadores, é estudada matéria que se encontra relacionada com o âmbito desta tese de mestrado.
Após a definição destes modelos preditivos e indicadores, foram implementados num protótipo e posteriormente aplicados a um caso de estudo de SI na PT Comunicações.
A solução definida nesta tese de mestrado pode ser aplicada a qualquer organização, desde que exista a possibilidade de medir sub-indicadores nos servidores que constituem a ATI deste SI.

Palavras-chave: Séries Temporais, Desempenho, Disponibilidade, Arquitectura Tecnológica de um Sistema de Informação, Predição