Ver Post

Dissertações do MERC - Métricas de QoS na perspectiva do cliente em IPTV

17 Junho 2010, 16:04 - Maria João Silva Carvalho

 

Título: QoS/QoE Metrics on the Client Side for IPTV Networks

Candidato: João Pedro Espadanal Gonçalves

Orientador: Professor Doutor Mário Serafim dos Santos Nunes

25/06/2010 - 11:30h - Taguspark, Sala 1.38

Resumo da Tese: Hoje em dia, o acesso ubíquo à Internet cria novas necessidades aos consumidores, o que resulta em novos requisitos e desafios para os fornecedores de serviços. O streaming multimédia está, actualmente, já muito democratizado, e é sem dúvida um dos serviços mais utilizados na Internet. No entanto, os utilizadores procuram sempre por informação específica, de qualidade que vai de encontro aos seus interesses próprios, o que, neste momento, para um tipo de serviço como a visualização de vídeo ou áudio na Internet, só é encontrado através da procura por parte do consumidor. Seria de facto interessante a existência um serviço onde o utilizador assiste a conteúdo do seu interesse, onde quer que esteja, e ao mesmo tempo possa receber sugestões de conteúdos do mesmo género, sempre com uma qualidade aceitável para as condições da sua ligação.

No entanto, limitações ao nível da rede de acesso, ou mesmo no próprio terminal do utilizador podem afectar a reprodução dos conteúdos, o que leva à degradação da qualidade experimentada pelo utilizador.

Deste modo, este trabalho apresenta uma arquitectura e implementação de técnicas de QoS, construídas com o intuito de maximizar a qualidade da experiência do utilizador. A arquitectura de um cliente de WebTV, utilizando Streaming HTTP Adaptativo, e implementando essas mesmas técnicas, é proposta. São utilizados mecanismos que visam a maximização de QoE durante todo o streaming, e que tem em conta as condições de rede, as capacidades do terminal e o tipo de conteúdo a ser apresentado. Outras funcionalidades incluem adaptação de bitrate, personalização de conteúdos, rápida mudança entre canais, e capacidade de portabilidade de terminal.

Optimizando a qualidade do vídeo experimentada pelo utilizador, esta solução constitui uma plataforma excelente para ambientes de redes heterogéneas.

Palavras-Chave: Streaming HTTP Adaptativo, Personalização, WebTV, QoE, Adaptação de Contexto