Ver Post

Dissertações do MERC - iDASH - An enhanced middleware for an ad-hoc service-oriented smart home

15 Novembro 2010, 17:08 - Maria João Silva Carvalho

Título: iDASH - An enhanced middleware for an ad-hoc service-oriented smart home

Candidato: Bruno José Furtado Gonçalves

Orientador: Professor Doutor Rui Manuel Rodrigues Rocha

23/11/2010 - 16:00h - Taguspark, Sala 2.10

Resumo da Tese: A recente e rápida proliferação de dispositivos inteligentes em ambientes residenciais conduziu a uma fraca interoperabilidade entre os mesmos. Paralelamente, a inexistência de mecanismos de auto-configuração e de interfaces intuitivas nos sistemas actualmente disponíveis obriga os seus utilizadores a possuírem conhecimento altamente especializado para construir e gerir uma casa inteligente. Com o intuito de facilitar o acesso do utilizador comum aos sistemas, desenvolveu-se uma plataforma de middleware orientada a serviços, que permite o acesso às funcionalidades oferecidas por qualquer dispositivo ou aplicação existente num ambiente residencial, de forma transparente, intuitiva e abstraída das tecnologias de comunicação envolvidas. Contudo, aquela plataforma apresenta algumas limitações, designadamente ao nível da interface com o utilizador e da gestão de contextos, o que dificulta a sua utilização em ambientes reais.
Com o presente trabalho pretende-se dar continuidade ao que acima se referiu, dotando a plataforma já existente de novas funcionalidades e tornando-a mais acessível ao utilizador comum.
O trabalho que aqui se apresenta irá desenvolver-se em três frentes: focar-se-á, essencialmente, na camada aplicacional que deve surgir por cima da infra-estrutura que foi disponibilizada e irá alargar-se, por um lado, ao desenvolvimento de módulos que serão inseridos na plataforma já existente e, por outro, à adição de novas funcionalidades ao sistema.
Por fim, faz-se uma avaliação de todo o sistema com base num testbed real, onde se desenvolveram serviços e interfaces que permitem uma maior interacção com o utilizador. O sistema foi ainda submetido a testes de performance e de usabilidade, que obtiveram resultados globalmente positivos.

Palavras-chave: Ambiente Residencial Inteligente, Rede Residencial, Serviços, Interfaces, Contextos, Middleware