Ver Post

Dissertações do MERC - Estudo da Viabilidade de uma Benchmark ETL

2 Novembro 2010, 14:36 - Maria João Silva Carvalho

Título: Estudo da Viabilidade de uma Benchmark ETL

Candidato: Sandra Sodré de Castro Milhais Ferreira

Orientador: Professora Doutora Helena Isabel de Jesus Galhardas

04/11/2010 - 14:00h - Taguspark, Sala 1.4

Resumo da Tese: Numa empresa, são produzidos grandes volumes de informação. Devido à importância que a integração da informação constitui para a tomada de correctas decisões ao nível do negócio, um mercado de software Extract-Transform-Load (ETL) emergiu. No entanto, a diversidade de ferramentas ETL existentes, associada ao custo elevado de aquisição e de manutenção, constituem as razões da necessidade emergente de um acordo sobre as características fundamentais de uma solução ETL. Desta ausência surgiram diversos métodos de selecção das ferramentas ETL porém, não existe nenhum suficientemente genérico que permita a selecção da que melhor se adapta às necessidades de uma empresa.
Neste trabalho propõe-se um método de selecção de ferramentas ETL baseado num conjunto de métodos analisados. Uma evolução cronológica dos benchmarks é fornecida, de modo a compreender quais os elementos base de criação de uma benchmark e como é que poderiam ser aplicados ao ETL. Ao longo dessa pesquisa encontrou-se uma proposta para um benchmark ETL, o de Vassiliadis et. al, em que os processos ETL podem ser decompostos em sub-processos ETL típicos, e as suas actividades classificadas em categorias. No benchmark é também proposta uma framework de testes que permite avaliar as soluções ETL quanto ao seu nível de eficácia e de eficiência. Uma vez que não são fornecidos resultados experimentais, esta tese propõe-se a aplicá-lo ao processo ETL da Link Consulting. Para tal, procede-se à implementação do processo em duas ferramentas ETL, a Microsoft SQL Server Integration Services e a Talend Open Studio.

Palavras-chave: Business Intelligence, Extract-Transform-Load, Benchmark, Microsoft SQL Server Integration Services, Talend Open Studio.