Ver Post

Carla Medeiros recebe Prémio de Investigação URSI Portugal 2010

4 Outubro 2010, 10:29 - Alexandre José Malheiro Bernardino

Carla dos Reis Medeiros, investigadora do Instituto de Telecomunicações, recebeu o Prémio de Investigação URSI Portugal 2010, pelo trabalho "UHF RFID Reader Antennas for Self-confined Tag Detection". O prémio anual, patrocinado pela ANACOM, é atribuído ao melhor trabalho de investigação na área de radiocomunicações, com o objectivo de estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal nesta área.
O trabalho premiado foi desenvolvido no grupo de antenas do Instituto de Telecomunicações em Lisboa e apresenta uma solução de baixo custo para a identificação e localização fina de produtos nas frentes de loja (ex. em prateleiras, escaparates e mesas em supermercados, lojas de roupas, farmácias, etc) recorrendo à tecnologia de identificação por radio-frequência (RFID) em UHF. O novo conceito de "superfícies inteligentes" e as tecnologias desenvolvidas estão a ser transferidas para a indústria através de parcerias, estando já em fase de lançamento internacional um produto comercial. "Soalho inteligente", baseado nesta tecnologia, está já a funcionar numa loja de Lisboa. A nova solução está protegida por uma patente nacional e por uma patente internacional.
O prémio de investigação foi entregue pelo presidente da ANACOM, José Amado da Silva, no decurso do 4º Congresso do Comité Português da URSI, em 23 de Setembro de 2010 em Lisboa.

URL: http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1024914