Ver Post

Bolsa de Investigação Científica

18 Outubro 2007, 14:49 - Pedro Flores Correia

Encontra-se aberto concurso, de 18 a 31 de Outubro de 2007, para apresentação de candidaturas a Bolsas de Investigação Científica com o tema:

Algoritmos para Modelação de Grelhas de Potência em Circuitos Integrados

A verificação do correcto funcionamento dos circuitos electrónicos é um desafio premente para a contínua evolução tecnológica suportada em crescente miniaturização e integração de funcionalidade. Essa verificação exige entre outras, a simulação realista do comportamento dos sistemas de distribuição de potência, ou power grids, o que é dificultado pela extrema complexidade destas grelhas que cobrem toda a superfície dos circuitos.

Neste trabalho pretendem-se estudar técnicas para modelação comportamental das grelhas de estimação de potência. As grelhas serão modeladas através de circuitos lineares equivalentes de compostos por um número reduzido de elementos, de forma a manter a precisão da análise quando a grelha é estimulada pelas portas lógicas a ela ligada. O objectivo do trabalho consiste em desenvolver algoritmos para geração automática destes modelos, com complexidade variável dependente da precisão pretendida.

Este trabalho insere-se no âmbito do projecto PowerPlan: Planeamento de Potência em Sistemas Electrónicos, (Ref: POSI / EEA - ESE / 61528 / 2004), cofinanciado pelo Programa Operacional
Sociedade da Informação (POSI) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Os interessados devem ser preferencialmente licenciados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores ou Informática, embora se aceitem candidaturas de finalistas nestas áreas. As candidaturas devem incluir um curriculum vitae do candidato. As bolsas serão atribuídas de acordo com o Regulamento da Formação Avançada de Recursos Humanos que se aplica às bolsas concedidas pela FCT (na internet em www.fct.mct.pt). Os bolseiros serão integrados numa equipa de investigação a trabalhar em ambientes e metodologias para o desenvolvimento de algoritmos para automação de projecto.

O trabalho é feito em colaboração com a Cadence Design Systems o maior fabricante mundial de ferramentas de Electronic Design Automation sendo possível um estágio nos laboratórios de investigação desta empresa em Berkeley, California, nos Estados Unidos da América (Cadence Research Laboratories). http://www.cadence.com/company/cadence_labs/

Para mais informações e envio de candidaturas os interessados deverão
contactar:

Prof. Luís Miguel Silveira
INESC-ID
Rua Alves Redol, nº 9, 136
1000-029 Lisboa
tel.: 21 3100337
e-mail: lms@inesc-id.pt

Referência: POSI / EEA - ESE / 61528 / 2004