Ver Post

Artigo sobre eficiência energética no Jornal de Negócios

28 Abril 2010, 14:20 - Alexandre José Malheiro Bernardino

Prof. João Santana (DEEC) comenta a política energética nacional na edição do Jornal de Negócios do passado dia 26 de Abril.

João Santana, professor catedrático do Instituto Superior Técnico e ex-administrador na ERSE, a Entidade Reguladora do Sector Energético, aponta alguns problemas à explosão da energia eólica e solar, com as fotovoltaicas, sobretudo devido aos preços elevados que se pagam por Megawatt (MW) produzido. Pelos dados revelados, o custo da energia eléctrica na pool ibérica é de 30 euros por MW, enquanto às eólicas o Governo paga 90 euros, e às fotovoltaicas entre 300 e 500 euros. "Estes preços pagos pelas renováveis criam um sobrecusto que é pago por todos os utilizadores", explica João Santana. No caso da produção eólica os novos produtores vão ter preços mais baixos, a rondar os 70 euros, em resultado do concurso efectuado pelo actual governo.