MENSAGEM DO PRESIDENTE

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) colabora em cerca de 20 cursos de Licenciatura, de Mestrado e de Doutoramento do IST, sendo responsável pelos cursos de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e de Engenharia Eletrónica. Partilha ainda a responsabilidade dos cursos de Telecomunicações e Informática e de Engenharia Aeroespacial.

O DEEC tem estabelecido colaboração regular com departamentos congéneres de algumas das melhores escolas de engenharia internacionais. Destacam-se as parcerias nos Mestrados da KIC InnoEnergy, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), e o estabelecimento de graus duplos com algumas das mais prestigiadas universidades, como a UPC (Espanha), KTH (Suécia), o Politécnico de Turim e Milão (Itália), EPFL (Suiça), Poli-USP (Brasil), e CMU (EUA). Os mais de 100 docentes do Departamento realizam a sua atividade de investigação em Institutos associados ao DEEC - IT, ISR e INESC-ID - e com ampla participação em programas internacionais de Investigação e Desenvolvimento, mantendo o ensino na fronteira do conhecimento e na vanguarda da tecnologia.

Partilhando a cultura de rigor e de exigência do IST, o DEEC forma engenheiros e investigadores dinamizadores da atividade económica e social, criando riqueza a partir de conhecimento nas diversas áreas de atuação do Departamento. O DEEC proporciona aos seus cerca de 2000 alunos uma formação completa e inspiradora, em que os valores deontológicos e éticos, bem como a responsabilidade social, a inovação e o empreendedorismo são amplamente valorizados e promovidos. Ao longo dos anos, os engenheiros formados no DEEC contribuíram significativamente para o desenvolvimento do conhecimento e ocuparam lugares de responsabilidade ao nível nacional e internacional, de que é exemplo o atual Secretário Geral das Nações Unidas, o Engenheiro António Guterres.