Dissertação

{pt_PT=Hull Compartment Layout of Containerships} {} EVALUATED

{pt=Com o desenvolvimento do mundo, o mercado global está em constante crescimento e a população está a aderir cada vez mais a compras online, o que leva à necessidade de recorrer à indústria naval. Os navios são o meio de transporte mais eficiente para o comércio a baixo custo. Os navios porta-contentores são os navios mais utilizados no transporte marítimo uma vez que podem carregar diferentes tipos de bens numa só viagem. Como as dimensões dos navios são racionalizadas de acordo com as dimensões dos contentores, é importante que os porões de carga se ajustem apropriadamente ao casco. O objetivo desta dissertação é desenvolver um método onde, dadas as secções do casco de um navio irá determinar a localização dos compartimentos, a forma do casco interior e as pilhas de contentores acima do convés, respeitando os requisitos do armador. Este programa funciona para as quatro configurações mais comuns de porta-contentores. Este projeto identificará ainda locais críticos nos porões de carga onde uma alteração mínima no casco poderá levar ao aumento da capacidade de carga do navio. Para validar o método, serão analisados arranjos gerais de navios existentes. O método será implementado em MATLAB® para recriar os arranjos gerais analisados e para comparar os resultados com os arranjos gerais existentes. Concluindo, o método é adequado para aplicação numa fase inicial da conceção do navio e melhora a precisão das estimativas atuais., en=With the development of the world, the global market is rising, and the population is embracing online shopping which requires assistance from shipping industry to support global trades. Ships are the most efficient transport for trading at a lower cost. Containerships are one of the most required ship to maritime transportation resulting from the different types of goods that can carry at the same time. As the dimensions of containership cargo holds must be multiple of the dimensions of containers, it is important to have the cargo holds appropriately fit to the hull. This dissertation aims to develop a method that given a certain hull will determine the location of compartments, the inner hull form of cargo holds and, the containers above deck, according to the requirements of the owner. This program has been applied to the four most common typical configuration of containerships. This project detects critical points in cargo holds where a minimal change would lead to an increase of cargo capacity. To validate the method, general arrangements of existing containerships will be analysed. The method will be implemented in MATLAB® to reproduce the analysed general arrangements and to compare the results with the existing general arrangements. Concluding, The method is suitable for application at an early stage of ship design and improves the accuracy of current estimates.}
{pt=Contentor, Porta-contentores, Arranjo Geral, Casco, Porão, en=Container, Containership, General Arrangement, Hold, Hull}

julho 6, 2022, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Investigador Auxiliar Convidado