Dissertação

{pt_PT=Probability Cost-Benefit Analysis for Ship Structural Design} {} EVALUATED

{pt=O objetivo da presente dissertação é dimensionar e otimizar a secção mestra de um navio polivalente baseado na análise probabilistica de custo benefício. É dimensionado a secção mestra típica para este tipo de navio, cumprindo os requisitos mínimos impostos pela Sociedade Classificadora (SC), Bureau Veritas (BV, 2019). A partir do dimensionamento realizado obtêm-se as espessuras mínimas das chapas, a área de corte e o módulo de secção mínimo, cumprindo com os carregamentos impostos pela SC, encurvadura das chapas e perfis e resistência última. O software MARS2000 disponível gratuitamente no sítio da Sociedade Classificadora (SC) Bureau Veritas (BV, 2019), e o software MS EXCEL são utilizados como recursos no dimensionamento da secção mestra. O método de fiabilidade de primeira ordem (FORM) é aplicado para identificar, avaliar e analisar o comportamento de risco da estrutura na redução da probabilidade de falha, Estado Limite Último (ULS), em relação ao colapso progressivo. A estimativa de custos iniciais do investimento de construção associado aos custos dos materiais utilizados, fabrico e mão-de-obra, para este tipo de navio é estimado através do CAPEX (Capital Expenditure). A otimização estrutural consiste na minimização do custo de construção a uma fiabilidade de alvo predefinida. O comportamento de risco associado ao nível de fiabilidade da estrutura irá também ser analisado em relação ao impacto a questões económicas, como a flutuação dos preços de matérias-primas. , en=The objective of the present thesis is to design and optimise the midship section of a multi-purpose ship based on a probability cost-benefit analysis. The midship section is designed to comply with the minimum requirements imposed by Classification Society Rules (CS), Bureau Veritas (BV, 2019). The minimum thickness of the plates, the shear area and the minimum hull section modulus are obtained from the dimensioned performed, complying with the design loads imposed by the CS, buckling of the plates and profiles and ultimate strength. The MARS2000 software is available free of charge on the website of the Classification Society (CS) Bureau Veritas (BV, 2019), and the MS EXCEL software are used as a resource in the design of the midship section. The first-order reliability method (FORM) is employed to identify, assess and analyse the risk behaviour of the structure in reducing the probability of failure, Ultimate Limit State (ULS), about progressive collapse. The estimate of the initial costs of the construction investment associated with the costs of materials used, manufacturing and labour of this type of ship is estimated through CAPEX (Capital Expenditure). Structural optimisation consists of minimizing the construction cost and predefined target reliability. The risk behaviour associated with the reliability level of the structure will be analysed concerning the impact of economic issues, such as the fluctuation of raw materials prices. }
{pt=Dimensionamento, Índice de Fiabilidade, Probabilidade de Falha, Estimativa de Custos (CAPEX), Análise Probabilística de Custo Benefício, Otimização, en=Design, Reliability Index, Probability of Failure, CAPEX estimation, Cost-Benefit Analysis, Optimisation}

julho 6, 2022, 9:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Yordan Ivanov Garbatov

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático