Dissertação

{pt_PT=Plataforma de Sensorização para Contagem de Utilizadores nos Transportes Públicos} {} EVALUATED

{pt=Existe uma tendência atual para a concentração das populações em grandes centros urbanos, sobre- carregando deste modo os sistemas de transporte público que, por nem sempre terem capacidade de resposta à elevada procura, acabam por causar um impacto negativo na mobilidade e consequente- mente no ambiente. Para que os operadores de mobilidade consigam melhorar o serviço prestado, é fundamental que conheçam as necessidades dos utentes através dos sistemas de contagem de pas- sageiros. Para solucionar este problema, foi desenvolvida uma plataforma utilizando tecnologias sensoriais (sensores infravermelhos e ultrassons), para adquirir dados relacionados com a entrada/saída de pes- soas, redes sem fios (Wi-Fi), para identificar a sua permanência através de dispositivos móveis, e tecnologias de localização (GNSS), para identificar a localização do veículo. Foi também implementado um sistema de estimação num servidor central com o objectivo de calcular a afluência dos utilizadores através dos dados recolhidos. Apesar dos testes ao sistema terem sido realizados num ambiente simulado, devido às limitações impostas pela doença COVID-19, verificou-se que o módulo de ultrassons identificou corretamente a passagem de pessoas, apresentando um valor de F-Measure acima de 0.97 para velocidades lentas e normais. Já a identificação de dispositivos móveis não foi bem sucedida pelo facto do sistema nem sempre conseguir detetar a presença dos dispositivos. No que concerne à localização geográfica do veículo, o sistema apresentou uma diferença inferior a 1 metro para o ponto previamente definido, com um desvio padrão de 2-4 metros., en=There is a current trend towards the concentration of populations in large urban centres, thus overloading public transport systems which, because they are not always able to handle high demand, end up having a negative impact on mobility and consequently on the environment. For transport operators to be able to improve the service provided, it is essential that they know the needs of users through passenger counting systems. To solve this problem, it was developed a platform using sensor technologies (infrared and ultrasonic sensors), to acquire data related to the entrance/exit of people, wireless networks (Wi-Fi), to identify their permanence through mobile devices, and location technologies (GNSS), to identify the location of the vehicle. An estimation system has also been implemented on a central server with the purpose of calcule the users affluence using the data collected. Although the system tests were performed in a simulated environment, due to the limitations imposed by the desiase COVID-19, it was verified that the ultrasound module performed well in identifying users, showing a F-Measure value above 0.97 for slow and normal speeds. Meanwhile, the identification of mobile devices was not successful due to the fact that the system could not always detect the presence of the devices. With regard to the geographical location of the vehicle, the system showed a difference of less than 1 meter to a defined point, with a standard deviation of 2-4 meters.}
{pt=Contagem de Pessoas, Transportes Públicos, Sensores, Redes sem Fios, en=People Counting, Public Transport, Sensors, Wireless Networks}

Maio 31, 2021, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado