Dissertação

{pt_PT=Estimação de cobertura rádio em sistemas de comunicações móveis ferroviárias} {} EVALUATED

{pt=As comunicações móveis ferroviárias apresentam algumas especificidades em termos de planeamento e cobertura rádio que as distinguem das redes de comunicações públicas, sendo a estimação de cobertura rádio uma das principais etapas no planeamento de uma rede rádio de comunicações ferroviárias. Numa altura em que, também estas redes de comunicações se preparam para uma evolução tecnológica, no âmbito do FRMCS, é fundamental o conhecimento destas especificidades por forma a avaliar a aplicabilidade das diferentes tecnologias às necessidades ferroviárias. No âmbito de trabalhos anteriores foi demonstrado que a propagação no tipo de ambiente característico da ferrovia introduz alterações significativas em termos de predição de cobertura rádio. Foi igualmente demonstrada a aplicabilidade de modelos convencionais, como o Modelo Okumura-Hata às comunicações ferroviárias, tendo contudo em conta a necessidade de correção e adaptação de alguns parâmetros dos modelos, designadamente os parâmetros que caracterizam o tipo de ambiente. O objetivo desta dissertação é desenvolver e testar um conjunto de dados, em que para cada ponto efetue a classificação do ambiente, e por conseguinte, selecione qual o modelo adequado à estimação de cobertura rádio, através de uma interface de otimização automática, nomeadamente o H2O Flow. Foi esta a metodologia de classificação escolhida tendo sido descrita a sua interface e configuração que maximiza o desempenho do algoritmo, para este tipo de problema., en=Railway communications features some specifications in terms of radio coverage and planning a radio mobile communication network that distinguish them from public communications networks, since estimation of radio coverage is one of the main stages in the planning of a radio railway communications. Nowadays these communications networks are also preparing for technological developments under the FRMCS, thus the knowledge of these specific features is essential in order to evaluate the applicability of the different technologies to the railway's needs. In previous works, it was shown that the propagation in different type of characteristic environment of the railway introduces significant changes in terms of prediction of radio coverage. The applicability of conventional models such as the Okumura-Hata Model to railway communications has also been demonstrated, but with several issues regarding the need to correct and adapt some parameters of the models, namely those that characterize the type of environment. The purpose of this dissertation is to develop and test a set of data in order to select the most suitable model for the estimation of radio coverage through an automatic optimization interface, namely H2O Flow. This is the classification methodology chosen in which I describe its interface and configuration that better maximizes the performance of the algorithm.}
{pt=Comunicações rádio em ferrovias, Estimação de sinal, Modelos de Propagação, Okumura-Hata, H2O Flow, en=Railway Communications, Radio signal estimation, Propagation Models, Okumura-Hata, H2O Flow}

Setembro 11, 2020, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Nuno António Fraga Juliano Cota

ISEL

Professor

ORIENTADOR

António José Castelo Branco Rodrigues

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar