Dissertação

{pt_PT=Network routing applied to intermodal transportation} {} EVALUATED

{pt=O conceito de Intermodalidade teve um grande impacto na maioria das cadeias de transporte existentes ao redor do mundo, ao abordar o problema da seleção modal: selecionar o melhor meio de transporte quando mais de um puder ser usado, permitindo uma melhor conexão integrada entre todos os recursos disponíveis para o transporte. A utilização dos diversos recursos disponíveis, como ferrovias, hidrovias e vias marítimas, tem um enorme potencial para diminuir a utilização do transporte rodoviário no transporte de cargas, reduzindo o tráfego e as emissões por carga movimentada, além de aumentar a economia de escala e então reduzir custos. Nesta tese, um algoritmo numérico foi desenvolvido a fim de identificar possíveis rotas entre um par origem / destino em uma rede de transporte intermodal por meio do “Problema do Caminho Mais Curto”, permitindo o rastreamento de caminhos ótimos entre dois nós em termos de distância, tempo de transporte, tempo total de transporte e distância. Para validar o modelo numérico e mostrar as aplicações práticas de que o algoritmo é capaz, uma aplicação foi realizada em uma rede de transporte intermodal que engloba uma série de países europeus e o norte de Marrocos, assim como as ilhas portuguesas, espanholas e italianas. Diferentes estudos de caso foram realizados ao longo de cidades estratégicas abrangidas pela rede, permitindo tirar conclusões sobre o uso do transporte intermodal quando comparado ao rodoviário: a combinação dos modais costuma ser mais econômica, principalmente no que diz respeito a distâncias maiores. No entanto..., en=The concept of Intermodality has had a great impact in most of the existent transportation chains worldwide, by addressing the problem of mode selection: selecting the best mode of transportation when more than one can be used, allowing a better integrated connection between all available resources for transportation. The use of different available resources such as railways, inland waterways and sea routes has an enormous potential to decrease the use of road haulages in cargo transportation, reducing traffic and emissions per cargo handled as well as increasing economy of scale and reducing costs. In this thesis, a numerical algorithm was developed in order to identify possible routes between a pair origin/destination in an intermodal transportation network by using the “Shortest Path Problem”, allowing the tracking of optimum paths between two nodes in terms of distance, transportation time, total transportation time and distance. To validate the numerical model and show the practical applications that the algorithm is capable of, it was applied in an intermodal transportation network which comprises a series of European countries and the north of Morocco, as well as including Portuguese, Spanish and Italian Islands. Different case studies were performed along some strategical cities embraced by the network, making it possible to draw conclusions concerning the use of intermodal transportation when compared to road-only transportation: the combination of modes is usually more cost effective, specially concerning longer distances. Nevertheless...}
{pt=Intermodalidade, Problema do Caminho Mais Curto, Optimização de Rotas, Marítimo, Rede de Transportes., en=Intermodality, Shortest Path Problem, Route Optimization, Maritime, Transportation Network.}

janeiro 27, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar