Dissertação

{pt_PT=Gestão de Sistemas de Carregamento de Veículos Eléctricos num Parque de Estacionamento} {} EVALUATED

{pt=A crescente penetração de veículos elétricos no mercado dos automóveis, desencadeada por preocupações ambientais, tem impulsionado a integração de carregadores no sistema elétrico de energia. Adicionalmente, os veículos elétricos, tal como os restantes automóveis, passam 90% do seu tempo estacionado. Assim, locais como os parques de estacionamento são ideais para a instalação de vários carregadores. Esta instalação implica o desenvolvimento de sistemas de gestão energética dedicados para a gestão de parques de estacionamento com múltiplos carregadores. Esta tese propõe uma metodologia determinística para a gestão e controlo do sistema de carregamento de veículos elétricos em parques de estacionamento. O modelo proposto tem em consideração vários aspetos relacionados com a operação dos carregadores e o dimensionamento do parque. A metodologia proposta é testada e validada em três casos de estudo. O primeiro caso compara o desempenho do modelo na gestão de carregadores individuais e carregadores mais centralizados. O segundo caso de estudo avalia a opção de utilizadores premium. O terceiro caso de estudo parte das conclusões tiradas nos primeiros casos de estudo através da simulação de possíveis arquiteturas de carregamento para a adoção em larga escala de veículos elétricos. Os resultados mostram que o método proposto considera adequadamente todos os critérios económicos, técnicos e funcionais associados aos parques de estacionamento e garantindo um carregamento adequado dos veículos elétricos., en=The growing penetration of EVs (electric vehicles) in the automotive market, triggered by environmental concerns, has boosted the integration of chargers in the electric power system. Also, electric vehicles, like any other car, spends 90% of their time parked. Thus, parking lots are ideal places for installing multiple chargers. This installation will require complex energy management of the systems to be installed in the parking lot. This thesis proposes a deterministic methodology for the management and control of the charge stations for electric vehicles in parking lots. The proposed model takes into account several aspects related to the chargers’ operation and the design of the parking lot. The proposed methodology is tested and validated in three case studies. The first case compares the performance of the model in the management of individual chargers versus central chargers while the second case evaluates the option of premium users. The third case study puts into practice the conclusions drawn in the previous case studies through the simulation of possible charging architectures for the wide adoption of electric vehicles. The results show that the proposed method overcomes the economic and technical barriers associated with parking lots and guarantees a good EV charging.}
{pt=Veículos Elétricos, Parques de Estacionamento, Gestão de Carregamento, Problema de Otimização, en=Electric Vehicles, Parking Lots, Charging Management, Optmization Problem}

Janeiro 29, 2021, 8:30

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Gabriel Valente Morais

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Manuel Gameiro de Castro

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado