Dissertação

{en_GB=SmartBike - A safety system for drives of nom-motorised vehicles} {} EVALUATED

{pt=O uso de veículos não-motorizados, como as bicicletas, representa uma excelente oportunidade de mudança para a mobilidade, pois traz vantagens para os cidadãos e para a economia. Ao mesmo tempo, verifica-se uma tendência migratória, que conduz à concentração da população nos grandes centros urbanos, devido à percepção de qualidade de vida que estes oferecem. Apesar dos seus benefícios, estes veículos não são utilizados como o principal meio de transporte, sendo que os cidadãos não têm a percepção de segurança durante a sua condução. Este trabalho visa melhorar a segurança dos motoristas de veículos não-motorizados, proporcionando ao utilizador a percepção do meio em redor e a divulgação da sua presenca ao demais. Este relatório começa por descrever a pesquisa realizada, incluindo a comparação entre as duas arquiteturas de protocolo relevantes para este trabalho, o IoT e o C-ITS, suportando a analise das tecnolocias e tecnicas consideradas. Tendo isso como base, esta dissertação propõe o sistema \SmartBike, que inclui uma arquitetura de sistema inspirada na abordagem definida no ETSI, que especifica as aplicações C-ITS. Inclui duas componentes principais: Sistema de detecção, responsável por recolher dados do sensor ultrasonico refernte aos obstáculos detectados. Suportado por BLE, este envia os dados para o Smartphone, a outra componente do sistema, que analisa os dados recebidos e gera alertas em utilizador da situação., en=The use of non-motorized vehicles, like bicycles, represents an excellent opportunity to change mobility as it has advantages for citizens and the economy. At the same time, there is a migration trend leading to the concentration of population in large urban centres due to the perceived quality of life they offer. Despite their benefits, these vehicles are not used as the main mean of transportation, as citizens do not have a perception of safety while riding them. This work aims to improve the safety of drivers of non-motorised vehicles, by providing to the user the perception of the surrounding environment and advertisement the others about his presence. This report starts describing the research done, including the comparison between the two protocol architectures relevant for this work, the IoT and C-ITS. Besides, it combines it with the enabling techniques and technologies analysis. Based on that, this dissertation proposes the SmartBike system, where the system's architecture inspires on the approach defined in ETSI, which specifies C-ITS applications. It includes two principal components: Sensing system, responsible for collect data from an ultrasonic sensor regarding the detected obstacles. Supported by BLE, it sends it to the Smartphone, the other system's component, which analysis the received data and generates alerts in case of a dangerous detected obstacle, informing the user of the situation.}
{pt=SmartBike, Safety, Bicycle, Sensors, BLE, Location, en=SmartBike, Segurança, Bicicleta, Sensores, BLE, Localização}

Janeiro 25, 2021, 16:30

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado