Dissertação

{pt_PT=Custo do Armazenamento nos Veículos Elétricos. Preço da energia Armazenada Injetada na Rede} {} EVALUATED

{pt=Em virtude dos limites estabelecidos para as emissões de dióxido de carbono, os fabricantes automóveis recorreram à eletrificação do sector tornando o veículo elétrico mais competitivo. Por outro lado, os governos têm incentivado a mobilidade elétrica, contudo tem de ser complementado com aumento na produção de origem renovável de maneira a que a energia necessária para o carregamento desses veículos não seja produzida em centrais termoelétricas. A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) pode ajudar a aumentar a penetração de energias renováveis ao armazenar energia que esteja a ser produzida em excesso e injetar na rede quando necessário, podendo também mitigar a intermitência de fontes renováveis. Neste estudo, a tecnologia V2G será utilizada para fazer Peak-Shaving/Load Shifting, ou seja, injetar energia nas horas de ponta para baixar a produção e carregar os veículos nas horas de vazio. O objetivo desta dissertação é mostrar a utilidade que esta tecnologia pode ter no contexto da ilha de São Miguel em que cerca de metade da eletricidade é produzida numa central termoelétrica a fuelóleo. Para isso, será desenvolvido um algoritmo para simular a coordenação do carregamento e a injeção na rede. E por fim, é feita uma análise financeira com base nas tarifas atuais disponíveis no arquipélago dos Açores., en=As result of the limits set for carbon dioxide emissions, car manufacturers have turned to electrification of the sector making the electric vehicle more competitive. On the other hand, governments have encouraged electric mobility, but it must be complemented by an increase in production from renewable sources so that the energy needed to charge these vehicles is not produced in thermal power stations. The Vehicle-to-Grid application can help increase renewable energy penetration by storing excess energy being produced and injecting it into the grid when necessary and can also mitigate the intermittency of renewable sources. In this study, V2G will be used to do Peak-Shaving/Load Shifting by injecting energy at peak times to decrease production and charging the vehicles at off-peak times. The aim of this dissertation is to demonstrate the benefits that this technology can have in the context of the island of São Miguel, where about half of the electricity is produced in a thermal power plant using fuel oil. To this purpose, an algorithm will be developed to simulate the coordination of charging and injection into the grid. And finally, a financial analysis is made based on the current tariffs available in the archipelago of Azores.}
{pt=Load Shifting, Peak-Shaving, São Miguel, Vehicle-to-Grid, Veículo Eléctrico, en=Load Shifting, Peak Shaving, São Miguel, Vehicle-to-Grid, Electric Vehicle}

Janeiro 13, 2021, 17:0

Orientação

ORIENTADOR

João José Esteves Santana

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Aposentado

ORIENTADOR

Rui Manuel Gameiro de Castro

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado