Dissertação

{pt_PT=Simulation of the operation of a fleet of offshore supply vessels} {} EVALUATED

{pt=A logística offshore é um ponto crucial de interesse na indústria de E&P, pois pode influenciar não apenas os custos operacionais globais, mas também impactar em falhas e atrasos do transporte. A Petrobras conta com várias unidades offshore na Bacia de Santos, assistidos por uma grande frota de PSV, responsáveis pelo transporte de carga líquida e de convés. Como se observa uma imprevisibilidade das condições climáticas na logística offshore, o problema de definição de dimensionamento de frotas torna-se altamente estocástico, o que pode ser melhor resolvido pelo uso de simulação de eventos discretos como metodologia. O estudo de caso inclui um porto, 16 plataformas e uma frota homogênea de PSV para testar o tamanho da frota e definir um cronograma de entrega. Indicadores de desempenho (KPI) são usados para avaliar a eficiência dos diferentes cenários. Os custos também são avaliados, como os variáveis e fixos e o custo total por metro quadrado de carga de convés transportada. Três cenários foram definidos para observar as características de desempenho de três classes de PSV. A avaliação dos comportamentos dos cenários foi realizada pela investigação dos valores de KPI e custos, essenciais para compreender as respostas logísticas de acordo com o número de embarcações na simulação. Ao comparar os subcenários para as três classes de PSV, o melhor resultado dos subcenários foi definido (Cenário 3 - PSV4500, frota de 4 unidades). Esta composição de frota retornou os menores valores de custo (considerando o tempo de pausa exigido para uma resolução de cronograma robusta). , en=The offshore logistics is a crucial point of interest in the E&P industry as it can influence not only the global operational costs, but also impact failures and transportation delays. Petrobras counts with several offshore units in the Santos Basin, attended by a large fleet of PSV responsible for the transportation of deck and liquid cargo. As it is observed an unpredictability of the weather conditions in offshore logistics, the fleet sizing definition problem becomes highly stochastic, which can be better solved with discrete event simulation. The case study includes one terminal port, 16 production units and a homogeneous fleet of PSV to test the fleet size and define a delivery schedule. Key performance indicators (KPI) are used to evaluate the efficiency of the different scenarios. Cost figures are also assessed, such as variable costs and fixed costs and the total offshore logistics cost per square meter of deck cargo transported. Three scenarios were defined to observe the performance characteristics of three classes of PSV. The evaluation of the scenarios’ behaviours was performed by the investigation of the KPI and cost figures, essential to comprehend the logistics responses according to the number of vessels in the simulation model. By comparing the sub scenarios for the three classes of PSV, the best sub scenario result was defined (Scenario 3 – PSV4500, 4-unit’s fleet). This fleet composition returned the lowest cost figures (considering the required slack time for a robust schedule resolution). }
{pt=Logística de Carga Offshore, Simulação de operações logísticas, Logística, Embarcações de Apoio Offshore, Embarcações de suprimento de plataformas, Logística Offshore na Costa Brasileira., en=Offshore cargo logistics, Simulation of logistics operation, Logistics, Offshore supply vessel, Platform Supply Vessel, Brazilian Coast Offshore Logistics.}

Setembro 28, 2018, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar