Dissertação

{pt_PT=Estudo do Impacto da Automatização do Sistema de Pintura e Despintura de Aeronaves} {} EVALUATED

{pt=A globalização impulsionou a utilização do avião como meio de transporte, o que levou a um aumento do número de passageiros e, consequentemente, do número de aeronaves. O revestimento orgânico do avião é condição fundamental para a aeronavegabilidade. No entanto, a pintura tem um tempo de vida útil limitado, sendo necessária a sua substituição recorrentemente. Para acompanhar o crescimento do setor aeronáutico, fabricantes e empresas de manutenção de aeronaves têm procurado alternativas aos atuais métodos de pintura e despintura utilizados, na sua maioria manuais, demorados e dispendiosos. Neste sentido, o avanço tecnológico verificado na área da automatização faz com que esta se afigure como uma solução natural para optimizar o processo de manutenção do revestimento orgânico das aeronaves. É com esse intuito que se realizou uma parceria com uma empresa do setor aeronáutico, a OGMA, no sentido de se efetuar um estudo sobre uma solução automática aplicável à sua área de negócio de pintura e despintura de aeronaves e perceber o impacto deste projeto. Idealizando o procedimento para a intervenção das aeronaves, são obtidos os tempos e recursos necessários para cada um dos processos. Estes resultados são, por fim, comparados com os valores atuais para dar a conhecer o impacto causado pela implementação do projeto em causa., en=Globalization has boosted the use of airplane as a means of transport, which has led to an increase in the number of passengers and, consequently, the number of aircraft. The airplane coating is a fundamental condition for airworthiness. However, the paint has a limited shelf life, which is required to be replaced repeatedly. In order to keep up with the growth of the aircraft industry, aircraft manufacturers and maintenance companies have been looking for alternatives to the current painting and paint removal methods used, mostly manual, time-consuming and costly, as well as potentially dangerous for operators. In this sense, the technological advance verified in the area of automation makes this seem like a natural solution to optimize the maintenance of the aircraft finish system. With this in mind, OGMA, an aircraft maintenance company, was associated with this study, in order to find an effective automatic solution for its activity and to be aware of the impact it would cause. Thus, during this work the knowledge of the current process is used to propose an effective automated solution for the OGMA painting and paint removal process. By idealizing the procedure for the aircraft interventions, the necessary times and resources are obtained for each one of the operations. These results are, finally, compared with the current results to determine a point of view about the impact caused by the implementation of the project.}
{pt=Manutenção Aeronáutica, Pintura Industrial, Despintura, Automatização, Impacto, Viabilidade., en=Aircraft Maintenance, Industrial Painting, Paint Stripping, Automation, Impact, Viability}

Novembro 29, 2018, 17:30

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Paulo Miguel Nogueira Peças

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar