Dissertação

{pt_PT=Airport Capacity Enhancement Analysis Through Fast-Time Simulations: Lisbon’s Airport Case Study} {} EVALUATED

{pt=Neste trabalho estudaram-se novas soluções para o aumento da capacidade do aeroporto de Lisboa utilizando o software de Fast-Time Simulations CAST Aircraft. Inicialmente é feito um resumo teórico dos conceitos de capacidade aeroportuária e dos métodos para aumento de capacidade da pista de um aeroporto. É também feita uma revisão de literatura referente ao tema, nomeadamente em relação aos modelos analíticos e de simulação mais relevantes. De seguida é feito o estudo do aeroporto em causa. Para tal, primeiro, procedeu-se à criação de um modelo simplificado do aeroporto atual para servir de cenário de referência. Gerou-se tráfego de aeronaves (fictício) até alcançar uma calibração aceitável do modelo, recorrendo a dados históricos para uma das pistas do aeroporto. Posteriormente, com base numa recomendação feita pela EUROCONTROL em estudos semelhantes e analisando os resultados obtidos com o cenário de referência, desenvolveram-se 3 novos cenários: estudou-se a introdução de uma nova saída para uma das pistas do aeroporto, a adoção de novas separações temporais entre aeronaves nos segmentos de partida e a combinação dos dois anteriores. Analisando os resultados chegou-se à conclusão que será possível aumentar a capacidade do aeroporto com algumas modificações no desenho de pista e, sobretudo, com separações menos restritivas entre aeronaves no espaço aéreo terminal do aeroporto. , en=In this document, new capacity enhancement alternatives were studied for Lisbon’s airport, using the Fast-Time simulations software CAST Aircraft. Initially, airport’s capacity concepts and factors theoretical background is presented. Additionally, the literature regarding the topic is also reviewed, with the main focus on the most relevant analytical and simulation models used for these purposes. Firstly, the Lisbon’s airport case study is introduced. In order to do that, the airport’s baseline scenario model is created. Then, traffic is generated and increased until the model is calibrated according to historical data for one of the airport’s runways. Then, based on EUROCONTROL’s recommendations and analyzing the baseline scenario results, 3 new scenarios are created: study of additional exits to one of the airport’s runways, the analysis of less-restrictive departure/departure separations and the combination of both alternatives. After comparing the scenarios results, it was concluded that the airport’s capacity could be increased with small changes on the runway layout and, most important, with the introduction of less restrictive aircraft separation in the airport’s terminal maneuvering area. }
{pt=Saída de Pista Rápida, Separação entre Aeronaves, Simulação Baseada em Agentes, en=Rapid Exit Taxiway, Departure-Departure Separations, Agent-Based Simulation}

abril 5, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado