Dissertação

{en_GB=Medium Haul Fleet Segmentation - Airbus A320neo & A321neo Weight Variant Selection} {} EVALUATED

{pt=Em certas áreas de negócio como a aviação comercial, todas as reduções de custo são determinantes na rentabilidade de uma companhia. Tendo em conta o paradigma descrito, este trabalho apresenta um novo método de seleção de Weight Variant (WV) de aeronaves, almejando uma composição de frota otimizada nos custos associados. O método implementado recorre a valores distintos de Zero-Fuel Weight e de Trip Fuel para extrapolar vários polinómios. Após efetuar o cálculo para todas as rotas e períodos temporais considerados, os coeficientes polinomiais assim como as especificações dos WV tornam-se inputs do modelo. A aplicação apresenta a carga total transportável e, caso existam, as limitações operacionais. Posto isto, o número máximo de passageiros e carga transportáveis a bordo é trivialmente calculado para cada WV. Este método procura mitigar os custos diretos de uma companhia, através da redução das taxas de navegação e aterragem, bem como do valor de aquisição das aeronaves, uma vez selecionado o WV ótimo. A ótima seleção de WV implicaria a criação de subfrotas com diferentes WV, mas uma vez que a uniformidade é uma caraterística da qual as companhias tendem a não abdicar, uma seleção de WV intermédio será mais provável de suceder, facilitando a gestão de frota e das aeronaves de reserva. Anteriormente à privatização da TAP em 2015, a seleção de WV era sobredimensionada garantindo operacionalidade em todas as rotas operadas. Posto isto, este método pode reduzir custos operacionais sem comprometer a viabilidade operacional, assegurando uma posição de mercado competitiva., en=In competitive businesses as commercial aviation, every amount is worth saving. Bearing in mind this cost reduction paradigm, the present paper reveals a novel aircraft Weight Variant selection method, aiming to obtain an optimized fleet composition with an associated lightweight cost. The implemented method makes use of three different aircraft Zero-Fuel Weight and Trip Fuel values to create polynomial relations. After polynomial relations are computed for every route and time period considered, the coefficients as well as the weight variants specifications become inputs of the designed model. The model reveals the total payload available and, if any, the operational limitations. Afterwards, the maximum available passenger number and cargo is computed for every weight variant. The method aims to mitigate an airline direct costs through the navigation and landing fees reduction as well as the aircraft acquisition value, once the optimum Weight Variant is selected. The optimized Weight Variant selection would implicate sub-fleets of different Weight Variants, but since airlines do care about fleet commonality an intermediate decision is more likely to happen, simplifying the fleet management and spare aircraft. Before TAP’s privatization in 2015, the aircraft Weight Variant selection was simply over dimensioned in order to guarantee the operational feasibility of every aircraft on every route at any time period. The present method is therefore capable of reducing the associated direct costs without compromising the operational feasibility and thus assuring a competitive market position.}
{pt=Planeamento de frota, Definição de aeronaves, Seleção de Weight Variant, Redução de custos operacionais, en=Fleet planning, Aircraft definition, Weight Variant selection, Operational costs reduction}

Junho 28, 2019, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

André Seabra de Oliveira Simões

TAP Air Portugal

Engenheiro

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar