Dissertação

{en_GB=Design and Integration of a Parachute Recovery System for a Blended Wing Body Flight Test Demonstrator} {} CONFIRMED

{pt=A configuração Blended Wing Body (BWB) tem recebido especial atenção por parte da indústria aeronáutica devido ao elevado número de vantagens que apresenta. Contudo, tem um conjunto de desafios a nível de estabilidade e controlo que necessitam de ser investigados num modelo à escala, evitando-se desta forma riscos e custos elevados associados à investigação em escala real. O Centro de Investigação Aeroespacial da University of Victoria encontra-se atualmente a projetar e construir um Flying Test Demonstrator à escala de 16.5% com uma configuração BWB, visando a realização de ensaios em voo dedicados à sua investigação e desenvolvimento. Contudo este veículo apresenta dimensões e custos consideráveis, fazendo com que a integração de um sistema de recuperação para situações de emergência seja uma das exigências do projeto. O objetivo principal deste trabalho consiste em selecionar e dimensionar um sistema de recuperação de emergência, a fim de mitigar danos diretos e colaterais que possam ser originados na perda do controlo ou falha de um dos sistemas do FTD. Como resultado, um sistema do tipo paraquedas foi selecionado e a criação de um modelo dinâmico foi desenvolvido e analisado. Foram também aplicados métodos de cálculo para a determinação das cargas de abertura do paraquedas e os resultados comparados com dados obtidos em ensaios no solo e num ensaio em voo. Por fim, devido às velocidades de queda elevadas com o uso do paraquedas, analisou-se um sistema de atenuação de impacto para aterragem com o uso de retrorockets., en=The Blended Wing Body (BWB) configuration has been receiving special attention from aircraft manufacturers due to the considerable number of advantages that it offers. However, the configuration presents a number of challenges in terms of stability and control that need to be investigated, initially through scaled models in order to avoid risks and costs that would otherwise occur from research made on a full-scale model. The Centre for Aerospace Research from the University of Victoria (UVic CfAR) is currently designing and building a 16.5% scaled model Flying Test Demonstrator (FTD) of a BWB configuration to perform a series flight test campaigns dedicated to the its research and development. Nevertheless, the considerable size and cost of the scaled model makes integration of an Emergency Recovery System (ERS) a project requirement. The main objective of the present work is to select and design an ERS to mitigate the risks and collateral damages that can be originated by the FTD's loss of control or a system failure. As an outcome, a parachute system was selected and a dynamic model was developed and analysed. Furthermore, analytic methods were used to determine the opening loads of the parachute and the results were afterwards compared with data from ground tests and a performed flight test. Finally, due to the high rates of descent with the parachute, an analysis of a landing impact attenuation system using retrorockets was carried out.}
{pt=Sistema de Recuperação para UAVs, Blended Wing Body, Modelo Dinâmico dum Paraquedas, Impacto de Aterragem com Paraquedas, Retrorockets, en=Recovery System for UAVs, Blended Wing Body, Parachute Dynamic Model, Parachute Landing Impact Attenuation, Retrorockets}

Dezembro 6, 2018, 17:30

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado