Dissertação

{en_GB=Simplification and normalization of a landing gear’s expertise procedure} {} EVALUATED

{pt=Manutenção, reparo e revisão de componentes de aeronaves é um mercado competitivo crescente, portanto, é fundamental aumentar a rentabilidade das empresas através da melhoria dos processos, redução de desperdícios e do Turnaround time (TAT). As ferramentas e os princípios do Lean Thinking são essenciais para atingir tais objetivos no mercado atual de produção, especialmente na indústria automóvel. A sua implementação na área da manutenção é desafiante, uma vez que a condição do componente desempenha um papel importante, ainda assim é aplicada com êxito nesta área e o conceito de Lean maintenance surge. O presente trabalho implementa tais ferramentas e princípios para melhorar os processos de manutenção de um trem de aterragem na OGMA, reduzir desperdícios e aumentar a margem de lucro. A empresa em questão solicitou a simplificação e normalização do processo de peritagem do trem de aterragem do avião E190 da Embraer. Foi concebido um programa para atender aos objetivos estabelecidos, utilizando mecanismos poka-yoke para evitar erros. Este programa, quando implementado, aumentará o tempo que agrega valor desta atividade dos atuais 40% para 93%. Para além disso, o procedimento de manutenção global foi analisado e construiu-se um fluxograma ao estilo do mapa da cadeia de valor, o qual permite identificar fontes de desperdício e propor soluções que melhorem tais processos que vão além da elaboração do relatório de peritagem. Tais mudanças quando colocadas em prática podem produzir ganhos na ordem dos 20% no TAT., en=Maintenance, repair and overhaul of aircraft’s components is a growing competitive market, thus it is key to increase the company’s profitability by improving processes, reduce waste and the Turnaround time (TAT). Lean Thinking tools and principles are essential to achieve such goals in the current production markets, especially in the automotive industry. Their implementation in maintenance is challenging since the component maintained condition plays a massive role, nevertheless they are successfully applied to the maintenance industry and Lean maintenance concept emerged. The present work implements such tools and principles in order to improve OGMA's landing gear maintenance processes, reduce waste and increase its profit margin. The company in question requested the simplification and normalization of the expertise procedure of the Embraer aircraft's E190 landing gear. A program was conceived in order to meet the objectives established, using poka-yoke mechanisms to avoid errors. This program, when implemented, will increase the value-adding time of this activity from the current 40% to 93%. In addition, the global maintenance procedure was analysed and a value stream map styled flowchart constructed, which enabled to identify sources of waste and propose solutions that improve such processes that go beyond the elaboration of the expertise report. Such changes when put into practice could produce gains in the order of 20% in the TAT.}
{pt=Lean Thinking, Lean Maintenance, Mapa da cadeia de valor, Poka-yoke, en=Lean Thinking, Lean Maintenance, Value Stream Map, Poka-yoke}

Dezembro 6, 2018, 9:30

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado