Dissertação

{en_GB=Implementation of SMED in the Landing Gear Maintenance Process} {} EVALUATED

{pt=As organizações da indústria aeronáutica têm vindo a adoptar princípios lean para garantir que se mantêm competitivas, rentabilizando custos. As abordagens lean pretendem remover etapas específicas de processos que não criam valor para o produto final e optimizar etapas que o criam. Neste sentido, a ferramenta SMED serve para eliminar desperdícios gerados por actividades de troca de ferramentas, em ambientes de produção ou de manutenção. É uma ferramenta que tem como objectivo reduzir ao máximo o tempo de paragem de uma máquina, realizando o máximo de operações enquanto esta está em funcionamento. A empresa OGMA procurou aplicar este mesmo princípio e, deste modo, simplificar os processos de montagem, desmontagem e troca de ferramentas no seu banco de ensaios. Adicionalmente, foi requerida a criação de uma ferramenta de ligação à prensa, capaz de receber todo o portfolio de trens da OGMA. O trabalho descrito na presente tese seguiu os passos clássicos da ferramenta SMED, de forma a tentar atingir o primeiro objectivo. Princípios de projecto mecânico foram utilizados no desenvolvimento de soluções de optimização e da ferramenta de conexão universal pretendida. Com as soluções propostas, obtiveram-se ganhos de tempo de até 90 %, reduzindo as variações nos processos da área de teste e os seus tempos totais de montagem, desmontagem e troca de ferramentas., en=Companies in the aeronautical industry have been adopting lean principles to ensure that they remain competitive by keeping their processes cost effective. These approaches intend to remove non value added steps in processes and streamline activities which contribute positively to a final product. In this sense the SMED tool serves to eliminate wastes being generated by changeover activities in a production plant or maintenance facility. It is a tool which aims to keep idle times of machinery to a minimum, by conducting as much work as possible while it is running. OGMA intended to apply this very principle and streamline the set-up, removal and tool changeover processes at its test bench. Additionally and in line with this topic an universal connection fixture was requested which could be used for OGMA's entire landing gear portfolio. The work described in this thesis follows the classical steps of SMED in attempting to achieve the first request. Mechanical design was present in developing streamlining solutions and the universal connection fixture for the test bench. The devised solutions achieved time gains up to 90 %, effectively reducing both variations in test area processes and their overall set-up, removal and tool changeover times.}
{pt=Trem de aterragem, Manutenção, Prensa Hidráulica, SMED, Projecto Mecânico, Ferramenta de Ligação., en=Landing Gear, Maintenance, Hydraulic Test Bench, SMED, Mechanical Design, Connection Fixture.}

Outubro 26, 2018, 8:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar