Dissertação

{en_GB=Concept development of an aircraft galley using cork-based composite materials} {} EVALUATED

{pt=Galleys são componentes internos dos aviões, usadas para armazenamento de bens, preparação de refeições a bordo e que por isso desempenham um papel importante no decorrer das missões de voo. Apesar disso, a sua forma e estrutura manteve-se inalterado nos últimos 50 anos. Recentemente alguns projectos estão a tentar mudar este paradigma, alterando o design, funcionalidade e materiais deste componente. É neste contexto que se insere esta tese, que apresenta um novo conceito para um contentor de uma galley usando compósitos tipo sanduíche de aglomerado de cortiça como principal material, em vez da liga de alumínio. Para garantir que o novo conceito obedece aos principais requisitos internacionais, um estudo deste sector de mercado foi realizado e as suas principais conclusões apresentadas. Este estudo culminou num modelo 3D do contentor usando o padrão Atlas, que posteriormente foi submetido a um conjunto de simulações numéricas com o intuito de testar o seu comportamento estrutural. Adicionalmente e para garantir que a modulação do compósito é adequada, um conjunto de provetes foram produzidos e submetidos a um ensaio experimental de flexão. Os resultados foram comparados com o mesmo ensaio realizado numericamente provando-se assim, que a metodologia implementada é válida. Com este trabalho é possível concluir que o novo contentor é mais leve e é estruturalmente capaz de satisfazer os requisitos internacionais., en=Galleys are internal components of airplanes used to store goods prepare on board meals and therefore play an important role during flight missions. Despite this, its shape and structure has remained unchanged for the last 50 years. Recently some projects are trying to modify this paradigm by changing the design, functionality and materials of this component. It is within this context that this thesis is inserted, which presents a new concept for a galley container using sandwich composites with agglomerated cork as the main material, rather than the aluminum alloy. To ensure that the new concept complies with the main international requirements, a study of this market sector was carried out and its main conclusions presented. This study culminated in a 3D model of the container using the Atlas standard, which was later submitted to a set of numerical simulations in order to test its structural behavior. Additionally, and to ensure that the composite modulation is adequate, a set of test specimens were produced and subjected to an experimental bending test. The results were compared with the same assay performed numerically, thus proving that the methodology implemented is valid. With this work, it is possible to conclude that the new container is lighter and is structurally able to meet international requirements.}
{pt=Container de galley de avião, desenvolvimento de produto, aglomerados de cortiça, compósitos sanduiche, analise de elementos finitos., en=Airplane galley container, product development, cork agglomerates, sandwich composites, finite elements analysis.}

Junho 28, 2018, 15:0

Orientação

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Miguel Gomes Abrunhosa Amaral

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar