Dissertação

{pt_PT=Ship Gyroscopic Roll Stabilization} {} EVALUATED

{pt=Uma boa compreensão da interação que se estabelece entre as ondas e os navios é tido como um fator determinante no projeto de uma dada tecnologia para que esta possa ser considerada segura e economicamente vantajosa. Recentemente têm sido alcançados avanços consideráveis na modelação numérica da hidrodinâmica das ondas e da interação onda-estrutura do navio. A análise dos fenómenos de difração das ondas, usando a Teoria bidimensional das Faixas (2D ST) ou o Método tridimensional de Elementos na condição Fronteira (3D BEM), ambos com base na teoria do escoamento potencial é atualmente um procedimento padrão, onde pode ser aplicada uma teoria linear ou de segunda ordem no domínio da frequência. No caso de se pretender efetuar a avaliação de um novo sistema de estabilização em balanço do de navio baseado no efeito giroscópico, não existia até à data uma ferramenta numérica pronta a ser utilizada para prever o desempenho do comportamento dinâmico em ondas, tendo em conta a tal interação onda-estrutura do navio. Para o caso de embarcações mais pequenas que se movem no mar com uma certa velocidade de avanço, como é o caso das lanchas de fiscalização, desenvolvimentos adicionais devem ser aplicados a um método BEM para poder ter em consideração as correções de velocidade, em conjunto com uma ferramenta ST padrão, a fim de se modelar numericamente o efeito de estabilização em balanço que pode ser alcançado instalando a bordo da lancha um sistema de estabilização de balanço dedicado do tipo giroscópico., en=A thorough understanding of the interaction of waves with ships is a vital factor in the safe and economical technology design. Considerable advances have been made recently in the modelling of wave hydrodynamics and wave-structure interaction. Wave diffraction analysis using 2D Strip Theory (ST) or 3D Boundary Element Methods (BEM) based on potential flow theory is now standard with linear and second-order theory in the frequency domain. In case an assessment of a new ship roll stabilization system of the gyroscopic type is seen as desirable, no ready to use numerical tool to predict the performance of the wave-structure interaction is available. Therefore, for smaller vessels with a certain advance speed, such a patrol boats, further developments must be applied to a BEM method to take into account speed corrections plus a standard ST tool in order to include the roll stabilization effect that could be attained using a dedicated gyroscopic roll stabilization system installed aboard.}
{pt=2D Teoria das Faixas, 3D Elementos na condição Fronteira, correções para velocidade de avanço, estabilização em balanço, en=2D Strip Theory, 3D Boundary Element Methods, speed corrections, roll stabilization effect}

Janeiro 22, 2021, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Sérgio Bruno Nogueira Ribeiro e Silva

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar