Dissertação

{pt_PT=Design of Autonomous Inland Vessels with Low Emissions Propulsion} {} EVALUATED

{pt=Nos tempos que correm, dois dos principais desenvolvimentos na indústria naval são a introdução de navios autónomos e a mudança dos sistemas de propulsão e de geração de energia elétrica para alternativas mais verdes, sendo que este último tema se estende atualmente a todos os sectores que porventura possam ter qualquer tipo de impacto ambiental. Esta tese tem dois grandes objetivos que se relacionam entre si. O primeiro é analisar as diferenças do ponto de vista do arquiteto naval entre um navio autónomo e um navio convencional. O segundo objetivo é escrutinar qual a configuração do sistema de propulsão e de geração de energia elétrica mais vantajosa, em termos económicos, ambientais e de compatibilidade com a operação autónoma do navio. No trabalho realizado, as duas vertentes do estudo são desenvolvidas para dois navios diferentes a operar em dois cenários, escolhidos de forma a serem realistas. Para ambos os casos de estudo, as diferenças entre o navio autónomo e o convencional são revistas, assim como os sistemas de propulsão e geração de energia elétrica mais benéficos, tanto economicamente, ambientalmente e em termos de compatibilidade com navegação autónoma., en=Nowadays, two of the main research fields in the naval industry are the introduction of autonomous shipping and greener alternatives for the propulsion and power generation systems, taking into account that the second topic extends itself to all industry sectors that may have any kind of environmental impact. This thesis has two objectives that are closely related. The first is to analyse the differences from the point of view of the naval architect between an autonomous vessel and a conventional one. The second goal is to scrutinize which propulsion system and electric power generation configuration is the most advantageous in terms of economy, environmental and autonomous operation. In the work developed, the two research fields are developed for two different ships, operating in two different scenarios. Both the scenarios are chosen in order to be considered realistic. For both case studies, the modifications between an autonomous vessel and a conventional are revised, as well as the propulsion system and electric power generation configurations with more benefits, both economic, environmental and of autonomous navigation compatibility.}
{pt=Navegação Autónoma, Propulsão de Baixas Emissões, Porta Contentores, Catamaran, en=Autonomous Shipping, Low Emissions Propulsion, Container Carrier, Ferry, Catamaran}

Outubro 30, 2020, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Investigador Auxiliar Convidado