Dissertação

{en_GB=UAV Flight Dynamics: Design and Development of a Framework for Flight Data Processing and Analysis} {} EVALUATED

{pt=O Centre for Aerospace Research trabalha activamente nos avanços tecnológicos mais recentes para a próxima geração de aeronaves não tripuladas, levando a cabo um conjunto extensivo de ensaios em voo com o objectivo de estudar novas configurações e sistemas, a fim de cumprirem missões de forma cada vez mais eficiente. Desde da aquisição de vários projectos com a Boeing, Bombardier e o Departamento de Defesa do Canadá, o número de ensaios de voo tem aumentado consideravelmente requerendo mudanças radicais no tratamento dos ficheiros gerados pelo sistemas de aquisição de dados. Este software providência não só uma ferramenta para tratar e processar todos os dados dos ensaios de voo, como também integra uma variedade de funções que permitem aumentar a capacidade dos analisar. As funções implementadas incluem desde simples extrapolações de dados até complexos algoritmos de análise no domínio da frequência usados para estudar a resposta dinâmica de uma aeronave. Além disso, o software oferece um conjunto de funções para efectuar uma afinação do piloto automático, com o objectivo de aumentar a eficiência do controlo através da remoção da resposta oscilatória causada por parâmetros erróneos. O completar deste projecto envolve um estudo de um novo tipo de missão de voo com o objectivo de melhorar a análise dinâmica da aeronave feita através das ferramentas de análise previamente desenvolvidas. , en=The Center for Aerospace Research, working on the leading edge of the next generation of unmanned aircraft, carries out an extensive activity of flight testing with the objective of studying new configurations and systems to fulfil missions in the most efficient way. Since the acquisition of the Bombardier project, the number of flight tests to be performed has increased substantially, requiring a radical change in the data handling method used to analyse the numerous log files generated. The project developed in this thesis proposes to solve this issue with the creation of a customized flight data post processor software, capable of managing all the data produced from the flight tests. This software not only provides a unique tool to handle and process all the flight data, but also integrates a variety of features in order to extend the analysis capability. The functions implemented range from simple data extrapolation tools, to complex frequency analysis algorithms used to study the dynamic response of the aircraft. Moreover the software offers a sequence of functions to perform a complete tuning process of the autopilot with the objective of increasing the control efficiency, by removing the oscillatory response caused by erroneous parameters. To complete the project a study of a new type of flight mission plan is conducted in order to improve the dynamic analysis of the aircraft performed by the advanced tools in the software.}
{pt=afinação de piloto automático, análise de dados de ensaios de voo, ensaios de pós-processadores, controlador Piccolo, funções de transferência de aeronaves, en=autopilot tuning, flight data analysis, test post-processor, Piccolo controller, aircraft transfer functions}

Novembro 26, 2018, 13:30

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado