Dissertação

{en_GB=Landing Gear Design for Blended Wing Body Flight Test Demonstrators} {} EVALUATED

{pt=A Blended Wing Body (BWB) é uma configuração com forma híbrida e com características únicas que lhe permitem beneficiar das vantagens da configuração convencional e em asa voadora. A prova do conceito de uma configuração não convencional requer ensaios em voo e validação através de Flight Test Demonstrators, evitando assim custos adicionais e riscos associados a ensaios à escala real. Um primeiro modelo Unmanned Aerial Vehicle (UAV) à escala de 7% de uma aeronave com configuração BWB tem sido desenvolvido e submetido a ensaios de voo pelo Centre for Aerospace Research (CfAR), os quais têm sido feitos em pistas de aterragem indevidamente preparadas. A necessidade de avaliar um UAV controlado com um piloto automático em cenários críticos de descolagem e aterragem em pistas cimentadas requer o projecto e integração de um trem de aterragem. Um dos objectivos principais deste trabalho consiste no projecto do trem de aterragem do FTV7%, incluindo a integração do sistema na aeronave, ensaios no solo e a preparação duma maquete para a campanha de ensaios de voo. Paralelamente, durante o processo de redução de escala, foi desenvolvido o projecto do trem de aterragem de um modelo à escala de 16.5%. Este contem semelhanças com anterior mas com subsistemas mecânicos adicionais, tais como uma suspensão e um sistema de travagem. Por fim, o desempenho do trem de aterragem durante a descolagem e aterragem são avaliados e projectados para o FTV7% e FTV16.5%, são apresentados com foco na influência de alguns parâmetros de projecto., en=The Blended Wing Body (BWB) configuration is a hybrid shape with unique features capable to take benefits from both flying wing and conventional aircraft. The poof of an unconventional concept configuration requires flight tests and validation on small Flight Test Demonstrators, avoiding cost and risk related to the use of a full scale model. A first 7% scaled Unmanned Aerial Vehicle (UAV) for a new generation BWB aircraft, has been designed and flight tested at the Center for Aerospace Research (CfAR), operating on unprepared grass runways (GRS). The need to evaluate the UAV, fully controlled with an autopilot, even in the critical phases of take-off and landing on concrete runways (CON), has required the design and integration of an undercarriage system. One of the main goals of the present thesis work is to carry out the design and development of a landing gear for FTV7%, including the integration of the system into the aircraft, ground testing and mock-ups preparation for a wheeled flight test campaign. In the process of scaling towards the faithfully representation of all the aspect that concern a full scale aircraft, the design of the landing gear has been started in parallel, even for a new 16.5% scale, involving some design similarities and the sizing of additional mechanical subsystems, such as dedicated suspension and braking systems. At last, the basic take-off and landing performance evaluation of the landing gears, designed for both FTV7% and FTV16.5%, is presented highlighting the influence of some design parameters.}
{pt=BWB, trem de aterragem, projecto, modelos à escala, avaliação de desempenho., en=BWB, Undercarriages, Design, Scaling, Performance evaluation.}

Novembro 26, 2018, 18:0

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado