Dissertação

{pt_PT=Otimização do sistema de controlo de antenas para UAV } {} EVALUATED

{pt=O desenvolvimento tecnológico e a constante procura de vantagem no Teatro de Operações, levou ao desenvolvimento, por parte das Forças Armadas, dos mais diversos sistemas de armas. O desenvolvimento dos sistemas de veículos aéreos não tripulados vem prover as forças armadas de uma maior flexibilidade e capacidade de projeção, sem que para isso se tenha de pôr em risco vidas humanas. A Força Aérea Portuguesa, no decorrer do Programa de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados, tem desenvolvido tecnologia para este tipo de veículos de pequena e média dimensão. Surge neste âmbito a necessidade de otimizar o sistema de transmissão destes veículos de modo a cumprir os requisitos propostos pela Força Aérea. Na presente dissertação é apresentado um sistema de transmissão, que inclui uma antena P-ESPAR e o respetivo sistema de controlo integrado no veículo aéreo Antex-X02 da Força Aérea Portuguesa. A antena, composta por um agregado de três antenas planares, trabalha a uma frequência de 1,33 GHz e permite controlar o lobo de radiação de modo a otimizar a eficiência do sinal transmitido. O desenvolvimento do sistema de controlo da antena P-ESPAR contou com a colaboração do Centro de Investigação da Academia da Força Aérea e compreendeu três fases distintas no decorrer da presente dissertação: o estudo da localização da antena proposta no Antex-X02; o desenvolvimento e implementação de um algoritmo trigonométrico de controlo da antena; e o dimensionamento do circuito responsável por fornecer as tensões necessárias para orientar o lobo o de radiação na direção pretendida. , en=Technological development and the constant search for advantage in the Theater of Operations led to the development by the Armed Forces of the most diverse weapon systems. The development of unmanned aircraft systems provides the military with greater flexibility and projection capability, without putting human lives at risk. The Portuguese Air Force, with the Research and Technology Program on Unmanned Aerial Vehicles, developed technology for this type of small and medium-sized vehicles. Thus, there is the need to optimize the transmission system of these vehicles in order to comply with the requirements proposed by the Air Force. This dissertation presents a transmission system, which includes a P-ESPAR antenna and the respective control system integrated in the aerial vehicle Antex-X02 of the Portuguese Air Force. The antenna, consisting of an aggregate of three planar antennas, operates at a frequency of 1,33 GHz and allows to control the radiation pattern in order to optimize the efficiency of the transmitted signal. The development of the P-ESPAR antenna control system was supported by the Research Center of the Air Force Academy and comprised three distinct phases in the course of this dissertation: the study of the antenna location in the Antex-X02; the development and implementation of a trigonometric algorithm to control the antenna; and the construction of the circuit responsible for providing the necessary voltages in order to guide the radiation pattern in the desired direction. }
{pt=UAV, Antena P-ESPAR, Sistema de Controlo, Sistema de comunicação, en=UAV, P-ESPAR Antenna, Control System, Communication System}

Novembro 30, 2018, 11:30

Orientação

ORIENTADOR

Maria João Marques Martins

Academia Militar

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António Carlos De Campos Simões Baptista

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar