Dissertação

{en_GB=Prosodic Exercises for Children with ASD via Virtual Therapy} {} EVALUATED

{pt=As doenças do espetro do autismo, como o nome indica, são doenças de espetro, o que significa que existe grau de variação na forma como este afeta as pessoas. Isto culmina num conjunto de inúmeras disfuncionalidades de desenvolvimento, que podem causar desafios a nível social, de comunicação e comportamentais, incluindo dificuldades na destreza da linguagem verbal. É sabido que, apesar do largo espetro, a caracterização da linguagem de crianças autistas tem sido consensual na literatura, como desprovida da riqueza de parâmetros prosódicos manifestados por crianças saudáveis, tais como aspetos emocionais que se refletem na interação comunicativa. O uso de tecnologia como uma ferramenta de ensino tem vindo a crescer de dia para dia, e a apresentação de exercícios educacionais através de dispositivos eletrónicos, tal como o uso de terapeutas virtuais, robôs ou de aplicações móveis, revela-se mais atrativa e capacitiva para as crianças, quando comparada com os métodos tradicionais. No presente projeto, foram desenvolvidos exercícios prosódicos, nomeadamente um método de avaliação de entoação através de um exercício de imitação, para desenvolvimento e enriquecimento das capacidades prosódicas de crianças com doenças do espetro do autismo, para auxílio de terapia. O método de avaliação de entoação foi avaliado, atingindo valores de precisão entre 70% e 83.3%, dependendo do conjunto de características adaptado, e também fazendo a fusão de todas as características. Apesar de, inicialmente, a intenção fosse a integração dos exercícios referidos numa plataforma existente para crianças diagnosticadas com doenças do espectro do autismo, a implementação atual consiste numa aplicação móvel., en=Autism Spectrum Disorders (ASD), as the name indicates, is a spectrum disorder, which means that there is a wide degree of variation in the way it affects people. It is known that, even though it has a huge spectrum, the characterization of the speech of autistic children has been consensual in the literature as devoid of wealth prosodic parameters manifested by healthy children, such as the emotional aspects that are reflected in communicative interaction. The use of technology as a teaching tool has been growing and the presentation of educational exercises through electronic devices reveals itself as more attractive and captivating for children when compared with traditional methods. In this project, we developed prosodic exercises, namely an intonation assessment method in an imitation task, where the main focus is the development and enrichment of prosodic abilities of children with autism spectrum disorders, as a complement to therapy sessions. We evaluated the intonation assessment method, achieving accuracy values between 70% and 83.3%, depending on the feature set adapted (pitch, power, \gls{MFCCs}, and pseudo-syllable information), and also by making a fusion of all features. Although the original intention was to integrate these exercises in an existing platform for children diagnosed with ASD, the current implementation is a stand-alone mobile application.}
{pt=Doenças do Espetro do Autismo, disfuncionalidades de desenvolvimento, parâmetro prosódicos, avaliação de entoação, aplicação móvel, en=Autism Spectrum Disorders, developmental disabilities, prosodic parameters, intonation assessment, mobile application}

junho 5, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Helena Gorete Silva Moniz

Faculdade de Letra da Universidade de Lisboa

Especialista

ORIENTADOR

Isabel Maria Martins Trancoso

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático